Lição6 - O exemplo pessoal na educação dos filhos I

4º Trim. 2013 - Lição6 - O exemplo pessoal na educação dos filhos I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



                                                                                                                                

ESBOÇO Nº 6
LIÇÃO Nº 6 – O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS                                           A autoridade dos pais está baseada no exemplo que dão aos filhos.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Provérbios, estudaremos hoje o que este livro nos fala sobre a educação dos filhos.
A autoridade dos pais está baseada no exemplo que dão aos filhos.
I – O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
- Na sequência do estudo do livro de Provérbios, hoje abordaremos o que este livro sapiencial nos ensina a respeito da educação dos filhos, tema muito presente nos ensinos trazidos por Salomão.
- Antes de adentrarmos ao que o livro de Provérbios nos fala a respeito, de forma sucinta, como temos feito ao longo do trimestre, abordaremos, em linhas gerais, o que a Bíblia Sagrada nos fala a respeito da educação dos filhos.
- Com relação a este tema, é importante frisarmos que o Senhor, ao instituir a família, estabeleceu como regra a ser observada a procriação. O segundo propósito que Deus deu ao primeiro casal, após a criação da família, foi a de se multiplicar, ou seja, ter filhos (Gn.1:28).
- Já vimos, na lição 2, que um dos objetivos pelos quais Deus fez o ser humano sexuado foi, precisamente, o de promover a reprodução, ou seja, a perpetuação da espécie através da criação de novos seres, seres estes que são precisamente os filhos.
- Os seres humanos, portanto, foram feitos para procriarem, para se tornarem pais e, como tal, transmitirem às novas gerações, todo o conhecimento, tudo o que tenham aprendido, a fim de que as gerações subsequentes prossigam nas tarefas dadas por Deus ao homem, este administrador da criação terrena.
A paternidade apresenta-se, assim, como mais um aspecto de imagem e semelhança de Deus. Os pais devem ensinar seus filhos a como se conduzir neste mundo, a como exercer o papel que Deus reservou à humanidade e, nesta tarefa de ensino e instrução, assemelham-se a Deus, Ele próprio chamado de Pai, precisamente porque é o Criador e o Instruidor dos homens (Hb.12:7-9).
OBS: O Alcorão tem um pensamento interessante, indicando que uma prole, assim como as riquezas, constituem também em uma prova que Deus põe ao homem para verificar a sua obediência a Deus. Eis o versículo: “E saei que vossas riquezas e vossos filhos vos sã provação e que, junto de Allah, há magnífico prêmio” (8:38) (Trad.Helmi Nasr)
- Não é, portanto, senão a ordem natural das coisas que, quando da entrega da lei ao povo de Israel, tenha o Senhor determinado que coubesse aos pais a tarefa de instruir os filhos, de ensinar-lhes a lei de Moisés (Dt.6:6-9; 11:18-20), tarefa que era prioritária e que só subsidiariamente seria exercida pelos sacerdotes e levitas na leitura septenal da lei (Dt.31:9-13).
fonte portal ebd