1º Trim. 2014 - Lição 5 - A travessia do Mar Vermelho I Plano de Aula

1º Trim. 2014 - Lição 5 - A travessia do Mar Vermelho I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014

UMA JORNADA DE FÉ: A formação do povo de Israel e sua herança espiritual
COMENTARISTA: ANTONIO GILBERTO
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
 

PLANO DE AULA Nº 5
LIÇÃO Nº 5 – A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Êxodo, estudaremos hoje a porção de Ex.12:37 até Ex.15:22, que nos fala da vitória final dos israelitas sobre Faraó e o Egito, com a travessia do Mar Vermelho.
- A travessia do Mar Vermelho simboliza a irreversibilidade da vida nova com Deus.
2º SLIDE  I – A PARTIDA DOS FILHOS DE ISRAEL
- Partindo de Ramessés, os israelitas foram para Sucote, região ali próxima, também situada na região do Delta do Nilo.
- Os israelitas não saíram sozinhos, também a eles se uniram um grupo que as Escrituras identificam como sendo “uma mistura de gente”.
3º SLIDE
- Moisés estabelece a festa dos pães asmos (Ex.13:3-10), a ser celebrada de ano em ano, após a Páscoa, para que as gerações subsequentes de Israel jamais se esquecessem o que o Senhor havia feito por Israel no Egito.
- Esta festa simboliza a santificação, que deve se iniciar com o perdão dos nossos pecados e perdurar até o fim, sem o que não veremos o Senhor (Hb.12:14).
4º SLIDE
- Deus dava cabal cumprimento ao que havia prometido a Abrão e Israel seguia, portanto, em direção ao monte Sinai, como o Senhor havia dito a Moisés (Ex.3:12).
- No Sinai, Israel deveria servir ao Senhor e tomar posse da promessa que havia sido dada a Abrão, de se tornar uma grande nação, que haveria de se bendizer todas as nações da Terra (Gn.12:1-3).
5º SLIDE
- Estava-se na “noite do Senhor”, que deveria ser guardada perpetuamente pelos filhos de Israel, como lembrança da libertação do Egito e tal comemoração deveria ser regras bem explícitas, que o Senhor deu a Moisés e a Arão, a saber:
a) nenhum filho de estrangeiro poderia comer dela (Ex.12:42);
b) a Páscoa deveria ser celebrada em uma casa;
c) os ossos do cordeiro pascal não poderiam ser quebrados.
6º SLIDE
- O Senhor determinou a Moisés que dissesse ao povo que, a partir de então, os primogênitos passariam a pertencer ao Senhor, pois Ele os havia poupado da morte quando da noite da Páscoa (Ex.13:1,2).
- Os israelitas passaram a andar na direção de Deus e não na própria direção. Tomaram o caminho do deserto e foram guiados pela nuvem e pela coluna de fogo (Ex.13:17,18-a, 21,22).
7º SLIDE   II – A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO
- Quando o povo estava em Etã na entrada do deserto, o Senhor mandou que Moisés fizesse os filhos de Israel voltar e se acampassem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom (Ex.14:1,2).
- Este aparente retorno daria a impressão de que o povo estava desnorteado e era mesmo esta impressão que o Senhor queria causar em Faraó, para, então, tornar totalmente irreversível a possibilidade de o povo ser novamente escravizado pelo Egito.
8º SLIDE
- O Senhor, então, revelou a Moisés que Faraó endureceria ainda uma vez o seu coração e tentaria re-escravizar os israelitas.
- Tal situação era necessária para a glorificação do Senhor em Faraó e em todo o exército do Egito e, então, os egípcios saberiam que o Senhor era o único e verdadeiro Deus (Ex.14:2-4).
9º SLIDE
- Não eram os egípcios apenas que ainda não estavam definitivamente convencidos de que o Senhor era o único e verdadeiro Deus. O próprio povo de Israel ainda não estava inteiramente convencido disto.
- Tanto assim é que, em se aproximando o exército de Faraó dos israelitas, estes, na primeira prova que tiveram para atestar a sua fé, fracassaram.
10º SLIDE
- Assim que notaram a aproximação dos egípcios, os israelitas, em vez de clamarem a Deus, preferiram a murmuração  (Ex.14:11,12).
- Na primeira provação, os hebreus sucumbem vergonhosamente, dizendo que preferiam a escravidão à liberdade, o jugo egípcio à companhia de Deus.
11º SLIDE
- Moisés animou o povo, mas clamou ao Senhor.
- Em resposta à oração de Moisés, o Senhor mandou que os israelitas marchassem e que Moisés levantasse a sua vara e estende a sua mão sobre o mar, fendendo-o. Moisés e Israel fizeram a sua parte. A oração sempre deve ser seguida de ação.
12º SLIDE
- O anjo de Deus, que ia adiante do povo de Israel, retirou-se de diante dos hebreus, indo para a retaguarda, de modo que a coluna de fogo e a nuvem, que estavam à frente de Israel, foram deslocadas para trás do povo.
- Com esta ação divina, os egípcios passaram a ter escuridão, enquanto que os israelitas tiveram luz, apesar de ser noite, e, assim, os egípcios não conseguiram alcançar os hebreus durante toda a noite (Ex.14:19,20).
13º SLIDE
- Moisés estendeu a sua mão, levantou a vara e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e o mar se tornou em seco e as águas foram partidas. 
- Obedecendo a Deus e demonstrando confiança no Senhor, os israelitas atenderam à ordem dada por Moisés e entraram pelo caminho seco aberto no meio do mar, sendo que as águas eram como um muro à sua direita e à sua esquerda (Ex.14:22).
14º SLIDE
- O Senhor, então, atuou uma vez mais, causando grande alvoroço entre os egípcios, tirando-lhes as rodas dos seus carros e fazendo-os andar dificultosamente, a ponto de os próprios egípcios admitirem que o Senhor estava pelejando pelos israelitas (Ex.14:24,25).
- O nome do Senhor foi, então, glorificado nos egípcios, que reconheceram, finalmente, que o Senhor era Deus, ainda que tarde demais.
15º SLIDE
- Quando todo o povo de Israel passou, o Senhor mandou que Moisés estendesse outra vez a sua mão sobre o mar, a fim de que as águas tornassem sobre os egípcios, sobre os seus carros e os seus cavaleiros, o que se fez, havendo, então, a morte de todos aqueles homens que se encontravam no meio do mar, a completa destruição do exército dos egípcios.
- Faraó era, pois, diretamente atingido e tornada irreversível a libertação dos israelitas.
16º SLIDE
- As “dez pragas no mar” (I):
1 – Atirou cavalo e cavaleiro ao mar (Ex.15:1)
2 - Atirou os carros do Faraó e seu exército ao mar (Ex.15:2)
3 – Os príncipes escolhidos por Faraó foram afogados no mar Vermelho (Ex.15:4)
4 – Os abismos cobriram os príncipes egípcios (Ex.15:5)
5 – Os príncipes egípcios afundaram no mar como pedras (Ex.15:6)
17º SLIDE
- As “dez pragas no mar” (II):
6 – A destra do Senhor despedaçou os egípcios (Ex.15:6)
7 – A grandeza da excelência do Senhor derrubou os egípcios (Ex.15:7)
8 – A ira do Senhor consumiu os egípcios como rastolho (Ex.15:7)
9 – As águas se amontoaram, detiveram-se as correntezas como uma montanha (Ex.15:8)
10 – Quando o mar se reuniu, os egípcios afundaram como chumbo em veementes águas (Ex.15:10).


18º SLIDE
- Os israelitas entraram pelo caminho aberto por Deus, imergiram na Sua vontade, mergulharam no “mar da obediência” e, por isso mesmo, como afirma o apóstolo Paulo, foram “batizados em Moisés, na nuvem e no mar” (I Co.10:2).
- Os israelitas imitaram a fé de seu líder, obedeceram a Deus e alcançaram a vitória.
19º SLIDE   III – O CÂNTICO DE MOISÉS E A CELEBRAÇÃO DE MIRIÃ
- Israel havia confiado em Deus e atravessara o mar, mas não de forma exemplar, pois foram “verificar” se os egípcios haviam sido destruídos (Ex.14:30).
- Diante do impacto de verem os corpos dos egípcios mortos na praia do mar, Israel viu a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios e temeram ao Senhor, crendo no Senhor e em Moisés, seu servo (Ex.14:31). Ocorria, assim, a glorificação do nome do Senhor no meio de Israel.
20º SLIDE
 - Este temor a Deus e esta crença em Deus e em Moisés, ainda que imperfeitamente obtidos, fizeram com que o Espírito Santo Se manifestasse no meio do povo, através de um cântico que Moisés e o povo cantaram ao Senhor.
- Para que se tenha, portanto, manifestação do Espírito Santo é mister que haja fé, temor a Deus e unidade.
21º SLIDE
- O povo de Deus somente pode louvar ao Senhor com o intuito de adorá-l’O, de reconhecer o Seu senhorio, a Sua soberania.
- Moisés reconhece que foi o Senhor que lutou por Israel, que só há um único e verdadeiro Deus, ressaltando que se trata de um Deus santo.
22º SLIDE
- Após esta manifestação do Espírito Santo, o cântico de Moisés, entoado também pelo povo, Miriã tomou o tamboril na sua mão e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças (Ex.15:20).
- Miriã repetia, então, parte do cântico de Moisés, sendo seguida pelas mulheres.
23º SLIDE
- O uso do tamboril e o cântico revelaram a fé e alegria das mulheres, que, também, glorificam o nome do Senhor.
- A dança, ao revés, mostrava ainda a existência de uma influência egípcia, que precisava ser tirada do meio do povo.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte portal EBD