Mortes aconteceram quando supostos membros do Boko Haram cercaram a aldeia Izghe
No último sábado (15), 106 pessoas morreram na aldeia Izghe, perto da fronteira com Camarões, no estado de Borno, quando supostos membros do Boko Haram cercaram a aldeia às 21h30 em caminhões e motocicletas.
Os rebeldes separaram os cristãos dos muçulmanos antes de matá-los. Alguns foram baleados, enquanto outros tiveram suas gargantas cortadas. Os agressores, em seguida, saquearam os comércios próximos e fugiram para o deserto. No momento do ataque, não havia forças de segurança na cidade.
Mesmo dias depois, ainda havia dezenas de corpos espalhados pelas ruas da aldeia: as pessoas tinham medo de se reunir e enterrá-los. Tanto muçulmanos quanto cristãos fugiram. Os únicos que ficaram para trás foram os idosos que não puderam fugir.
Na semana anterior ao ataque, o governo bombardeou esconderijos do Boko Haram próximos a Izghe e aldeias vizinhas, como parte de sua luta contra a insurgência islâmica. O presidente Goodluck Jonathan declarou estado de emergência em Borno, Yobe e Adamawa e afirmou, em maio passado, que o seu governo está enfrentando crescentes críticas por seu fracasso em erradicar os rebeldes.
A BBC informou na semana passada que o governador do estado de Borno, Kashim Shettima, pediu mais tropas para combater o Boko Haram. Ele disse à imprensa que "oficiais e soldados do exército nigeriano e da polícia nigeriana lhe disseram que estão fazendo o seu melhor, dadas as circunstâncias, mas você e eu sabemos que o Boko Haram é mais bem armado e motivado."
Pedidos de oração
- Ore pedindo por conforto do Senhor para os seus filhos que sobreviveram aos horrores do ataque em Izghe. Peça para que a graça abundante de Deus seja ministrada sobre a vida deles, sarando a sua dor por meio das suas misericórdias.
- Interceda pelos cristãos nos estados do norte da Nigéria e, em particular, em Borno, Yobe e Adamawa, para que Deus lhes dê a graça que necessitam para responder a estes sofrimentos de uma maneira que honre a Cristo.
- Lembre-se dos líderes da igreja; ore para que eles sejam consolados e fortalecidos, capazes de consolar outros.
- Clame para que o governo aja com grande urgência e faça o que for necessário para proteger o povo do norte da Nigéria.
Fonte: Portas Abertas