PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
1º Trimestre de 2014
Tema: Jesus é o nosso Salvador
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa
LIÇÃO 10 – O SALVADOR REINA
Ao Mestre
Professor (a) há algum tempo, em minha congregação, nas reuniões de professores de EBD, “tenho batido na mesma tecla”, falando acerca da necessidade que todos nós, professores de EBD, temos de nos conscientizarmos da importância do trabalho que temos em mãos – não importa se aparecemos ou não, se reconhecem o valor de um professor de EBD ou não – devemos ter em mente que o fruto de nosso trabalho é a formação espiritual do crente, a edificação do Corpo de Cristo. Mesmo quando não dispomos de recursos, devemos nos conscientizar que a aula e nossos pequenos são de nossa responsabilidade, e por amor a Obra, devemos nos desdobrar para atender os interesses dos alunos, através de nossa própria atuação (criatividade, diversidade de metodologia, etc.).
Faz-se necessários termos sempre em mente, que é na EBD que o crente terá condições de ser filtrado, e se estruturar doutrinariamente – e a nós amados (as) nos é dada à oportunidade de ensinar a Palavra de Deus – estruturarmos o futuro da Igreja.
Que privilégio! E lembre-se não espere reconhecimento humano, aqui na terra a nossa maior recompensa é ver o resultado do nosso trabalho – vidas edificadas, cristãos autênticos para o Reino de Deus, mesmo que os homens não vejam, mas Deus que tudo vê já nos prometeu:
“... e os que a muitos ensinam à justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.” Dn 12.3.
Texto Bíblico: Lc. 19.28-46
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus como Rei, não quer reinar em um país, mas sim em nossos corações
Frase do dia...
JESUS QUER REINAR EM MEU CORAÇÃO
Memória em Ação
“Dá-me, filho meu, o teu coração”(Pv. 23.26 – ARC)
Explorando a Bíblia
Chegou a época da Páscoa, Quando Jesus e os discípulos estavam chegando a Jerusalém, foram até o monte das Oliveiras, que fica perto dos povoados de Betfagé e Betânia. Então Jesus enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem:
— Vão até o povoado que fica ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele, mas o devolverá logo.
Eles foram e acharam o jumentinho na rua, amarrado perto da porta de uma casa. Quando estavam desamarrando o animal, algumas pessoas que estavam ali perguntaram:
— O que é que vocês estão fazendo? Por que estão desamarrando o jumentinho?
Eles responderam como Jesus havia mandado, e então aquelas pessoas deixaram que os dois discípulos levassem o animal.
Eles levaram o jumentinho a Jesus e puseram as suas capas sobre o animal. Em seguida, Jesus o montou.
Muitas pessoas estenderam as suas capas no caminho, e outras espalharam no caminho ramos que tinham cortado nos campos.
Jesus montou no jumentinho e ploc... ploc... ploc... foi andando pelas ruas. Jesus estava indo para o grande e lindo templo de Jerusalém. Muitas pessoas começaram a acompanhá-Lo. Elas jogavam mantos, flores e folhas no caminho onde Jesus passava.
As pessoas começaram a dar vivas a Jesus. Falavam:
__ Viva Jesus!! Ele é o prometido de Deus. Jesus é o nosso rei! Hosana (que quer dizer salva-nos) ao Rei que Vem em Nome do SENHOR.
Os chefes dos judeus se indignaram com as pessoas saudando a Jesus e disseram:
__ Jesus manda essas pessoas se calarem.
Jesus respondeu:
__ Por que? Por que elas devem se calarem? Não, elas estão falando a verdade – Eu Sou rei.
E as pessoas continuaram gritando:
__ Que Deus abençoe o Reino de Davi, o nosso pai, o Reino que está vindo! Hosana a Deus nas alturas do céu!
Aí alguns fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: —Mestre, mande que os seus seguidores calem a boca!
Jesus respondeu:
— Eu afirmo a vocês que, se eles se calarem, as pedras gritarão!
Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse:
— Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso.
Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados.
Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la.
Jesus entrou no pátio do Templo e começou a expulsar dali os vendedores.
Ele lhes disse:
— Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será uma ‘Casa de oração’.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões.
Jesus ensinava no pátio do Templo todos os dias. Os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes do povo queriam matá-lo. Mas não achavam jeito de fazer isso, pois todos o escutavam com muita atenção.
Jesus não tinha medo deles, pois estava aqui na terra para fazer a vontade de Deus, ensinando aos homens sobre a salvação, para que possa reinar em nossos corações
Oficina criativa
Amplie o desenho Prim10 fig 1 na Galeria de Imagens para trabalhar com os pequenos
Fontes Consultadas:
· Bíblia NTLH - SBB
· Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
· 53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
FONTE PORTAL EBD