2º Trim. 2014 - Lição 2 - O propósito dos dons espirituais I Plano de Aula

2º Trim. 2014 - Lição 2 - O propósito dos dons espirituais I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Dando início ao estudo dos dons espirituais, que constitui o primeiro bloco do trimestre, estudaremos o seu propósito.
- Os dons espirituais têm o propósito de edificação, exortação e consolação da Igreja.
2º SLIDE   I – DEUS É UM DEUS DE PROPÓSITO
- Além da busca e do exercício dos dons, a igreja não pode ser ignorante a respeito deles, ou seja, tem de saber efetivamente porque e para que o Espírito Santo entrega dons para a Igreja, a fim de que se cumpra o propósito para eles estabelecido pelo próprio Senhor.
- Quando passamos a pertencer a Cristo Jesus, quando passamos a fazer parte do Seu corpo como membro, também passamos a entender os desígnios divinos, os Seus propósitos, logicamente que por força da Sua própria revelação a nós, visto que nossos caminhos e pensamentos são infinitamente inferiores aos d’Ele (Is.55:8,9).
3º SLIDE
- “Propósito” - “intenção de (fazer algo); projeto, desígnio; aquilo que se busca alcançar quando se faz alguma coisa; objetivo, finalidade, intuito; aquilo a que alguém se propôs, por que se decidiu; decisão, determinação, resolução.”
- Propósito de Deus – o que o Senhor determinou fazer, escolheu para fazer e revela aos Seus servos, a quem, por intermédio de Cristo, tem feito tudo conhecer no que pertine ao que é destinado aos homens saber (Jo.15:15; Dt.29:29).


4º SLIDE
- O Senhor nos dá o Espírito Santo assim que cremos em Jesus como Senhor e Salvador, este dom que é indispensável para que reconheçamos a Cristo como nosso Senhor, como Aquele que determinará aquilo que devamos fazer (I Co.12:3; Mt.16:17; I Jo.3:24).
- Quando recebemos o Espírito Santo, passamos, então, a ter uma íntima comunhão com o Senhor (Jo.14:17), somos guiados em toda a verdade (Jo.16:13) e ensinados por Ele em todas as coisas (Jo.14:26), de modo que poderemos compreender o propósito de Deus para a Sua Igreja e para cada um de nós, para o corpo de Cristo e para seus membros em particular (I Co.12:27).
5º SLIDE
- Neste propósito estabelecido pelo Senhor, encontra-se a diversidade de dons, ministérios e operações (I Co.12:4-6).
- A diversidade já começa na própria existência de atividades distintas: dons, ministérios e operações.
6º SLIDE
- O primeiro propósito estabelecido por Deus para que houvesse dons, ministérios e operações na Igreja outro não é senão o de criar um ambiente propício e necessário para o exercício do amor de Deus por parte dos salvos.
- O amor é a razão de ser do exercício dos dons, ministérios e operações na Igreja. Eles foram postos à disposição dos servos do Senhor em sua peregrinação terrena para que haja aqui nesta dimensão o exercício do amor de Deus.
7º SLIDE
- Sendo resultado de um propósito de Deus, os dons espirituais surgem sob a perspectiva do serviço. Os dons são dados pelo Senhor aos Seus servos. Se assim é, os dons somente podem ser exercidos para fins de serviço.
- Os dons espirituais não se apresentam, portanto, como uma dádiva que faça com que alguém se sobreponha a outro, como uma parcela de poder que subjugue um crente a outro.
8º SLIDE
- A lógica da Igreja é a lógica do serviço, ou seja, na Igreja, o maior sempre serve ao menor (Mt.20:25-28; Mc.10:42-45).
- Aquele que recebe de Deus um dom espiritual ou ministerial, recebe-o para ser serviçal dos demais, para servir aos outros irmãos.
9º SLIDE   II – OS DONS ESPIRITUAIS SÃO MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO PARA O QUE FOR ÚTIL
- Os dons espirituais são manifestações do Espírito Santo no meio da Igreja, ou seja, são dádivas que o Senhor concede a certos membros da Igreja com a finalidade de mostrar que o Espírito Santo está no meio da Igreja.
- Através dos dons espirituais, o Espírito Santo “aparece” na Igreja, faz com que todos percebam a Sua presença, a Sua companhia.
10º SLIDE
- As manifestações do Espírito Santo somente ocorrem na Igreja, diz o apóstolo Paulo, para o que for útil (I Co.12:7).
- A palavra grega original aqui é “sumphero” (συμφέρω), cujo significado é de “ser útil”, “ser vantajoso”, “ajuntar”, “beneficiar”, “trazer lucro, vantagem”, “ser bom para alguém”.
11º SLIDE
- Nas manifestações do Espírito Santo através dos dons, a utilidade está precisamente no fato de que tais manifestações servem para que os salvos sejam guiados em toda a verdade, aprendam de Cristo, glorifiquem-n’O e Se lembrem de tudo quanto o Senhor Jesus nos disse.
- Toda e qualquer manifestação do Espírito Santo, através dos dons espirituais, sempre servirá para a glorificação de Cristo, para o aumento de nosso conhecimento d’Ele e, por conseguinte, de Sua Palavra, que é a testemunha de Seus ditos e ensinos (Jo.5:39).
12º SLIDE
- Toda e qualquer manifestação do Espírito Santo contribui para o crescimento espiritual dos salvos e para a salvação dos incrédulos.
- Não há hipótese em que se tenha um legítimo, autêntico e genuíno exercício de dons espirituais sem que tais resultados não se verifiquem na igreja local.
13º SLIDE   III – OS DONS ESPIRITUAIS SERVEM PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA
- O apóstolo Paulo também nos indica três propósitos para os dons espirituais, ao dissertar a respeito do dom de profecia, que considera como sendo o dom mais sublime, revelando que seu propósito é o de edificação, exortação e consolação (I Co.14:3).
- A primeira finalidade dos dons espirituais é o da edificação da Igreja. Ora, “edificar” é a “elevação de um edifício; construção, ato ou fato de se conduzir à virtude, à perfeição, ao conhecimento”.
14º SLIDE
- Os dons espirituais servem para o crescimento da Igreja, para a sua edificação, para a sua construção.
- Os dons espirituais, portanto, servem para que a Igreja cresça espiritualmente e este crescimento se dá, como ensina o apóstolo Pedro, na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (II Pe.3:18). O crescimento espiritual aproxima-nos de Jesus, desprende-nos das coisas desta vida, faz-nos glorificar a Cristo Jesus.
15º SLIDE
- A edificação da Igreja traz um ajuste nos relacionamentos entre os irmãos.
- A edificação se faz para que haja um “bom ajuste” (Ef.2:11). Isto não se dá apenas com os dons espirituais, mas, também, com os dons ministeriais (Ef.4:16).
16º SLIDE
- Os dons espirituais não podem servir para um distanciamento entre irmãos, entre aqueles que têm o dom, e que passam a ser “venerados” pelos outros, que não os têm.
- Os dons espirituais, nesta sua tarefa de edificação promovem o ajuste para a santificação da Igreja.



17º SLIDE   IV – OS DONS ESPIRITUAIS SERVEM PARA A EXORTAÇÃO DA IGREJA
- A manifestação do Espírito Santo tem também a finalidade de exortação.
- “Exortar” - “dar estímulo a; animar, estimular; induzir (alguém) a fazer ou pensar determinada coisa; persuadir.”
18º SLIDE
- A palavra grega para “exortação” é “paraklesis” (παρακλησις), que é, precisamente, a palavra com que o Senhor Jesus Se referiu ao Espírito Santo, chamado por Ele de “Paráclito”, ou seja, “Consolador”.
- A “exortação” tem sempre a ver com o estímulo para a nossa fé, é um meio pelo qual vemos nossa fé acrescida e fortalecida, de modo a que possamos persistir nesta batalha espiritual contínua, neste bom combate.
19º SLIDE
- Os dons espirituais têm a finalidade de animar e estimular os irmãos a prosseguir a sua jornada para o céu apesar das aflições e imensas dificuldades que temos em nossa peregrinação terrena. É uma espécie de “vitamina”, “fortificante” que nos encoraja a prosseguirmos a correr com paciência a carreira que nos está proposta (Hb.12:1-3).
- A manifestação dos dons espirituais traz estímulo à fé, à esperança e ao amor dos salvos em Cristo Jesus, promove a união e o amor.
20º SLIDE   V – OS DONS ESPIRITUAIS SERVEM PARA A CONSOLAÇÃO DA IGREJA
- Por fim, o apóstolo Paulo mostra que os dons espirituais têm uma outra finalidade, que é a consolação da Igreja (I Co.14:3).
- A palavra grega que é traduzida por “consolação” é “paramuthia” (παρμυθία), cujo significado é “conforto”, “consolação”. “Conforto” é “consolo recebido ou prestado em momento de preocupação, de aflição; consolação; experiência agradável; sensação de prazer, de plenitude, de bem-estar espiritual”.
21º SLIDE
- Os dons espirituais permitem aos salvos uma sensação de bem-estar espiritual, a experiência de que estão imersos na graça de Deus, de que estão agradando ao Senhor e que, por isso, devem prosseguir na direção do Senhor.
- A ocorrência de manifestações sobrenaturais do Espírito Santo serve de alento, dão aos salvos em Cristo Jesus uma necessária e indispensável sensação de conforto, de bem-estar que os permite caminhar ainda mais animados em direção ao céu, na direção dada pelo próprio Cristo Jesus e pelo Espírito Santo.
22º SLIDE
- A vida espiritual é um processo dinâmico, de contínuo movimento, onde não é possível parar nem estacionar.
- A ausência da manifestação dos dons espirituais, portanto, contribui fortemente para que haja a corrupção da vida espiritual (Pv.29:18).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte  portal ebd