Nem cobras, nem humanos: o animal que causa mais mortes entre os homens é o mosquito. Pelo menos, é o que aponta pesquisa divulgada recentemente por Bill Gates
Mosquito: por ano, animal causa cerca de 750 mil mortes por meio das doenças que transmite
São Paulo - Esqueça cobras, leões e tubarões: o animal mais mortífero que existe é o mosquito. Por ano, são 725 mil mortes, em média. Os dados foram divulgados por Bill Gates.
De acordo com levantamento divulgado por Gates, nem as mortes causadas pelo homem são tão numerosas quanto aquelas devidas aos mosquitos.
"Apesar do nome inofensivo - que quer dizer 'mosquinha' em espanhol - os mosquitos carregam doenças devastadoras", afirmou Bill Gates em seu blog.
Doenças
Entre as doenças causadas por mosquitos, a malária é a que mais mata.
Só em 2012, foram mais de 620 mil mortes e cerca de 207 milhões de casos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No mapa abaixo com dados da OMS, quanto mais escura é a área, maior é a quantidade de casos de malária ali registrados.
Outra doença causada por mosquitos é a dengue. Presente em cerca de 100 países, a dengue infecta de 50 milhões a 100 milhões de pessoas por ano - segundo levantamento da OMS.
No mapa a seguir, os pontos vermelhos no mapa sinalizam os casos de dengue registrados ao redor do mundo nos últimos três meses.
Por conta destes números, Bill Gates promoveu na última semana a Mosquito Week, durante a qual divulgou informações relativas ao perigo representado pelos mosquitos.
Veja vídeo publicado na ocasião (está em inglês):