Mosquito é animal mais mortal que existe, garante Bill Gates

Mosquito em ação


Nem cobras, nem humanos: o animal que causa mais mortes entre os homens é o mosquito. Pelo menos, é o que aponta pesquisa divulgada recentemente por Bill Gates



Mosquito: por ano, animal causa cerca de 750 mil mortes por meio das doenças que transmite
São Paulo - Esqueça cobras, leões e tubarões: o animal mais mortífero que existe é o mosquito. Por ano, são 725 mil mortes, em média. Os dados foram divulgados por Bill Gates.

De acordo com levantamento divulgado por Gates, nem as mortes causadas pelo homem são tão numerosas quanto aquelas devidas aos mosquitos.
"Apesar do nome inofensivo - que quer dizer 'mosquinha' em espanhol - os mosquitos carregam doenças devastadoras", afirmou Bill Gates em seu blog.
Doenças
Entre as doenças causadas por mosquitos, a malária é a que mais mata.
Só em 2012, foram mais de 620 mil mortes e cerca de 207 milhões de casos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No mapa abaixo com dados da OMS, quanto mais escura é a área, maior é a quantidade de casos de malária ali registrados.
OMS
Mapa com ocorrência da Malária no mundo em 2012
Outra doença causada por mosquitos é a dengue. Presente em cerca de 100 países, a dengue infecta de 50 milhões a 100 milhões de pessoas por ano - segundo levantamento da OMS.
No mapa a seguir, os pontos vermelhos no mapa sinalizam os casos de dengue registrados ao redor do mundo nos últimos três meses.
Centro de controle e prevenção de doenças
Mapa com casos de dengue pelo mundo em 2014

Por conta destes números, Bill Gates promoveu na última semana a Mosquito Week, durante a qual divulgou informações relativas ao perigo representado pelos mosquitos.
Veja vídeo publicado na ocasião (está em inglês):

As 20 doenças que mais matam no Brasil

Nenhuma doença mata mais no Brasil que as cerebrovasculares, como o derrame. Dados do Ministério da Saúde mostram quais enfermidades dizimam mais brasileiros

As mais perigosas
Getty Images/Carsten Koall
fonte EXAME
São Paulo - Apesar de câncer - em suas variadas formas - aparecer nada menos que oito vezes na lista das vinte doenças que mais matam no Brasil, tumores malignos não estão entre as cinco mais. No topo da lista aparecem as doenças cerebrovasculares, como o derrame.
Os dados são do Ministério da Saúde. EXAME.com teve acesso às últimas informações disponíveis - ainda preliminares - de 2010, e comparou com os dados já consolidados de 2000. Neste cenário, nenhuma causa de morte cresceu tanto quanto das doenças hipertensivas, cujas ocorrências quase dobraram no período.
"Outras doenças isquêmicas do coração" e "outras doenças do pulmão", apontadas pelo Ministério, foram desconsideradas por serem inespecíficas. 
Clique nas fotos e confira as doenças que mais matam no Brasil (e como elas afetavam  a saúde do brasileiro dez anos antes).