JUVENIS - Lição 6: Geração Saúde

2º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 6: Geração Saúde
Juvenis - CPAD
Tema: Os Perigos do Relativismo Moral


LIÇÃO 6: GERAÇÃO SAÚDE

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem a lição 06. Vejam as sugestões abaixo:
- Organizem um painel com figuras de corpos musculosos, pessoas com Bulimia e Anorexia, esportes radicais, bebidas energéticas e anabolizantes.
O que vocês acham dessas figuras?
Aguardem as respostas.
- Falem: Este painel retrata o do tema da aula de hoje.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica “Geração Saúde?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Geração Saúde?
Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada.
Material:
01 bola pequena
08 Garrafas descartáveis de 1 litro
01 tubo de cola branca
Água ou areia

Nomes digitados: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.

Procedimento:

ANTES DA AULA:
- Encham as 08 garrafas com água ou areia.
- Colem em cada garrafa uma das palavras: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
- Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
- Aguardem os alunos.

DURANTE A AULA:
- Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
- Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche,  afastando as cadeiras, mesa etc.
- Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”, para que os jovens ganhem pontos para sua saúde física.
- Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
- Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos alunos.
- Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas com moderação, equilíbrio.
Ideia original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Postado por Sulamita Macêdo

Disponível em: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/search/label/Subs%C3%ADdio%20Pedag%C3%B3gico%20Juvenis
FONTE PORTAL EBD