Lição 6 - O ministério de apóstolo I

2º Trim. 2014 - Lição 6 - O ministério de apóstolo I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                         

ESBOÇO Nº 6
LIÇÃO Nº 6 –  O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO
                                          Os apóstolos foram enviados diretamente por Jesus para dar início à Igreja.
INTRODUÇÃO
- Iniciamos o segundo bloco deste trimestre, dedicado ao estudo dos dons ministeriais.
- O primeiro dom ministerial que estudaremos é o de apóstolo, aqueles que foram enviados diretamente por Jesus para dar início à Igreja.
I – OS DONS MINISTERIAIS
- Estamos dando início ao segundo bloco deste trimestre, dedicado ao estudo dos dons ministeriais.
- Consoante já vimos na primeira lição deste trimestre, os dons ministeriais são dádivas concedidas por Cristo com a finalidade de aperfeiçoar os santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, a fim de que os crentes atinjam a unidade da fé, o conhecimento do Filho de Deus, o nível de varões perfeitos, a medida da estatura completa de Cristo (Ef.4:12,13). Vemos, portanto, que os dons ministeriais têm, por finalidade, trazer maturidade espiritual aos crentes, prepará-los convenientemente para o exercício das tarefas cometidas pelo Senhor a cada um deles. Os dons ministeriais, ao contrário dos dons ditos “assistenciais”, visam criar condições nos outros crentes para que eles, sim, exerçam o dom “assistencial” que recebeu do Espírito Santo.
OBS: “…[os dons ministeriais] são canais através dos quais a Sua graça é comunicada de acordo com os laços que o Espírito Santo forma com a Cabeça…” (DARBY, John. Sinopse do Novo Testamento, com. Efésios 4. Disponível em: http://www.biblestudytools.com/commentaries/john-darbys-synopsis-of-the-new-testament/ephesians/ephesians-4.html Acesso em 14 mar. 2014) (tradução nossa de texto em inglês).
Os dons ministeriais estão elencados na relação de Ef.4:11 e, de pronto, devemos distinguir os dons ministeriais dos “títulos ministeriais” ou dos “cargos eclesiásticos”. Em os nossos dias, muitos têm confundido estas duas coisas, que são completamente diferentes. O dom é uma dádiva de Cristo, é um dom que vem diretamente do Senhor para o crente, dom este que é percebido pelo crente através da comunhão que tem com Deus e pela presença do Espírito Santo na sua vida e que independe de qualquer reconhecimento humano, mesmo da igreja local.
- Já os “títulos ministeriais” e os “cargos eclesiásticos”, ao revés, são posições sociais criadas dentro das igrejas locais, posições estas que, em sua nomenclatura, muitas vezes estão baseadas na relação de Ef.4:11, como a indicar que o seu ocupante tem o referido dom ministerial, mas que, nem sempre, corresponde a este dom. Como a igreja local, via de regra, é também uma organização humana, acabam sendo criados “títulos” e “posições” com o propósito de esclarecer a hierarquia administrativa, a própria estrutura de governo da organização eclesiástica, dados que, se apenas refletem uma necessária ordem que deve existir em todo grupo social, nada tem que ver, a princípio, com os dons ministeriais.
 ponte Portal EBD