3º Trim. 2014 - JUNIORES - Lição 5: O Espírito Santo é o Consolador

3º Trim. 2014 - JUNIORES - Lição 5: O Espírito Santo é o Consolador
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
3º Trimestre de 2014
Tema: Em que acreditamos?
Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza



LIÇÃO 5 – O ESPÍRITO SANTO É O CONSOLADOR


Texto Bíblico: João 14.15-26; 16.5-15.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender quem é o Espírito Santo e o seu trabalho em prol da Igreja.


Exercitando a Memória
“Mas o Espírito Santo de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” (Rm 8.26 – NTLH).
O Espírito Santo como um ser pessoal que nos ama, nos auxilia em nossas orações.


Crescendo no conhecimento
O Espírito Santo é Deus e é também uma pessoa a terceira da Trindade Divina. O Espírito Santo é Deus. E como uma pessoa. Ele tem intelecto, emoções e vontade. Além disso, a Bíblia nos diz que Ele faz coisas que somente uma pessoa real conseguiria fazer. Vejamos algumas:

1. Pode ficar triste
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”, Ef 4: 30. O crente entristece o Espírito Santo quando não lhe dá a devida atenção, quando a sua presença não faz diferença alguma. Rm 8: 5-17; Gl 5: 16-25. O Espírito Santo sofre quando pecamos. No momento que entristecemos o Espírito Santo o inimigo de alguma maneira prevalece sobre a vida do crente. Devo lembrar que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. I Coríntios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos.
2. Ele intercede
 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”, Rm 8: 26. Esse versículo é realmente muito profundo. Primeiro nos ensina que o Espírito Santo nos auxilia. Todo adolescente que busca a Deus pode ter certeza absoluta que o Espírito Santo, vai lhe ajudar, lhe apoiar e fortalecer nas horas difíceis. Segundo que Ele intercede por nós. É fato, que muitos de nós adultos ou adolescentes, não sabemos como pedir algo a Deus devidamente. O Espírito Santo atua diretamente nesta área levando as nossas orações até Deus.
3. Ele revela as coisas de Deus
O Espírito Santo que mora em nós tem uma mente e pensa. O Espírito Santo não é mero poder ou uma energia e, sim, uma pessoa dotada de intelecto, que conhece as profundezas de Deus e no-las revela. “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Por que, qual dos homens sabe as coisas dos homens, senão seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as cousas de Deus, ninguém as conhece, se não o Espírito de Deus”, 1Co 2: 10-11.
4. Ele ensina
“Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais”, 1Co 2: 13.
Jesus afirmou que ia partir para estar com o Pai, porém não deixaria seus discípulos órfãos, mas enviaria o Consolador. Jesus afirma que Ele os ensinaria todas as coisas e os faria lembrar de tudo o que tinham ouvido, Jo 14: 26.
5. Ele Ama
“Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e

Not Found

pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor”, Rm 15: 30.
• O Espírito Santo nos ama e nos leva a praticar a fraternidade e o verdadeiro amor. A enfrentar as situações de dificuldade e dor, com valentia e sermos vencedores. Alcançamos através do Espírito Santo esse caminho tão excelente.

Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que o Espírito Santo como uma Pessoa, que sente, que ama. Está nos auxiliando, nos ensinando para que possamos nos encontrar com o Senhor Jesus.

Quando Jesus disse aos seus servos que enviaria um outro consolador. Este Consolador não ficaria em carne , em forma humana como Jesus, mas em Espírito.  

“Não vos deixareis órfãos.
No sentido humano ser orfão é ser abandonado, ou perder pai ou mãe, mas no sentido espiritual é não deixar sozinho, com a vinda do Consolador eles e nós hoje seriamos preenchidos com a habitação do Espírito Santo fazendo de nós um templo (1 Co 3.6) Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?.
Aqui está o grande mistério Jesus está conosco na forma do Espírito Santo.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8ª Edição/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
fonte PORTAL EBD