ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 6 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2014 - LIÇÃO 6
(Revista: Central Gospel - nº 39)

Tema: JONAS, O MISSIONÁRIO DESCONTENTE
  
Texto Áureo: Jonas 3.10
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição mostre o tipo de servo que foi Jonas e tire ensinamentos para os alunos.
“Jeroboão II”, ele recebe essa classificação por já ter existido um outro Jeroboão, no início da história do reino do Norte .
_______________________________________________
1. A ORDEM DE DEUS E A DESOBEDIENCIA DE JONAS
- “somente para os eleitos de Israel”, isso é presunção, muitos judeus acreditavam assim.
“igualmente tolerante com outra nação”, o objetivo do Senhor é estender a oportunidade de salvação a todas as pessoas do mundo.

1.1. Nínive.
“transliteração”, ocorre quando a palavra é representada em outro idioma sem perder o sentido original.
“relação com o deus Dagom”, Dagom era um ídolo dos filisteus na época de Samuel.
“mais propensos a receber”, sugestão de que os ninivitas tivessem o coração mais  quebrantado devido a seus problemas. Isso é explicável, pois quando estamos cheio de situações difíceis nas mãos somos mais vulneráveis para receber as palavras do Senhor.

1.2. A fuga de Jonas
- “embarcou em um navio”, naquela época os navios faziam pequenas viagens, diferente do período das grandes navegações, em que as esquadras eram preparadas para permanecerem dias em alto mar.

1.3. A correção da rota
- “lançavam ao mar fazendas”, se refere à bens financeiro, esses navios carregavam produtos, de todas as partes do mundo daquela época.
“lançadas sortes para descobrir a causa”, na verdade o que eles queriam saber é por intermédio de quem estava vinda aquela tempestade.
“um grande peixe”, no texto do Novo Testamento aparece a palavra baleia, se referino ao peixe que tragou Jonas. Mateus 12.40

1.4. No ventre do peixe
“encapelado mar”, encapelado significa encrespado, bravio.
“Deus não havia desistido”, na verdade tudo que Jonas estava passando ali era um aprendizado para sua vida. Às vezes o Senhor nos permite ser um pouco rebelde para que possamos ver um lado da situação e adquirir experiências novas.

1.5. O reencontro com o Eterno
  
“lembrou-se do Senhor”, aqui está uma possível explicação para o fato de alguns crentes nunca saírem da prova. Alguns crentes só aprendem ao passarem por provações.
_________________________________
2. A MENSAGEM DE JONAS
- “há um espaço de tempo”, é nesse espaço de tempo que o Senhor aperfeiçoa o Seu profeta.

2.1. A posição geográfica de Nínive
- “a centenas de quilômetros do mar”, quer dizer que Jonas teve que sair do peixe e ainda caminhar até Nínive.
- “dessa vez o profeta não fugiu”, quando alguém adquiri uma maior intimidade com o Senhor ele fica mais firme nas dificuldades.
Essa intimidade é adquirida unindo-se três práticas importantes, oração, palavra e experiência!

2.2. A grande cidade
- “guardados por imensos touros”, eram touros de pedras, esculpidos para ornamentarem as entradas.
“50 torres”, as torres nos muros serviam para abrigarem as sentinelas que montavam guardas.
- A cidade de Nínive não mais existe, hoje as suas ruínas estão na região de Moçul uma cidade do atual Iraque.

2.3. O teor e o resultado da mensagem
“não falou em arrependimento”, Jonas havia conhecido no mar a poderosa ira de Deus , e descobriu que orrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo, mas não conhecia as muitas misericórdias do Senhor. Alguns aprendem o evangelho como Jonas, faltando o aprendizado final, a misericórdia e o perdão.
“prática comum entre os assírios”, cogita-se que Jonas tivesse ficado com medo devido a fama de sanguinário que aquele povo tinha, e por isso teria fugido para Társis.
“a população temeu”, mas o fato que mais chama a atenção aqui é que o povo acreditou! O que teria elevados eles a acreditarem prontamente no discurso de Jonas? Há suspeitas de que houvesse uma profecia acerca de um profeta que viria do mar e anunciaria uma destruição, não se sabe se essa lenda é verdadeira.
________________________________________
3. O DESCONTENTAMENTO DE JONAS
- “preocupado com sua reputação de profeta”, o texto bíblico, na verdade nos leva a entender que Jonas achava que aquele povo deveria morrer, devido a todas as maldades que eles já haviam cometidos.

3.1. O desconsolo do profeta
- “picada por um parasita e morreu”, o estilo da narrativa nos leva a entender que tudo aconteceu de repente, mas o conteúdo do texto pode mostrar que tudo levou dias para ocorrer.

3.2. A remoção do castigo
“Deus removeu o castigo”, existem certas atitudes que mechem com o coração de Deus, são o contritamento, o choro, o arrependimento, a humilhação, etc.
“refletiam o quebrantamento”, eles souberam mostrar em obras, aquilo que estava em seus corações.
______________________________________
CONCLUSÃO
“Deus não predestina”, se referindo a predestinação fatalista que alguns pregam afirmando que Deus fez alguns predestinados a irem para o inferno.
“o coração amoroso de Deus”, e revela também como alguém pode acabar ficando presunçoso e orgulhoso, mesmo tendo o dom de profeta.
- Professor(a), faça o seu resumo e repasse os principais pontos para a classe.

Boa aula!

Marcos André – professor
fonte http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2014/08/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_2.html