Piloto avisou por rádio que pretendia arremeter e fazer manobra por Santos para tentar uma nova aterrisagem. Jatinho caiu durante a curva sobre a cidade
Local do acidente envolvendo Eduardo Campos - Paulo Whitaker/Reuters
Em uma das
últimas comunicações registradas minutos antes da queda do avião que matou o candidato
à da República, Eduardo Campos (PSB), e mais seis pessoas em Santos (SP), o piloto da aeronave não informou quaisquer problemas técnicos com o Cessna 560XL PR-AFA e parecia tranquilo. O áudio foi publicado pelo site Radar Box Brasil, que divulga escutas de torres de comando e controle de aeroportos do Brasil. Ouça abaixo o trecho em que o piloto avisa sobre a manobra que pretende fazer para aterrissar na pista da Base Aérea de Santos – a conversa foi registrada com o operador de rádio do aeródromo, que deixou de ser militarizado e não possui mais torre de controle. Segundo a Aeronáutica, que investiga os fatores que levaram à queda do avião, o piloto arremeteu da primeira tentativa de descer em Santos por causa do mau tempo (chovia e ventava forte), mas não conseguiu concluir a curva sobre a cidade para tentar uma nova aterrisagem. A rota vinha do mar em direção ao continente.
Piloto: Centro de controle de São Paulo, Papa-Romeo Alfa-Fox-Alfa [prefixo da aeronave, PR-AFA] vai fazer a Echo Uno [pouso por instrumentos, não havia condições visuais] da pista 35. Vai fazer o bloqueio de Santos e o rebloqueio [contorno], ok? Bloqueio e a passagem, ok?
Operador do rádio: Ok, Alfa-Fox-Alfa. fonte http://veja.abril.com.br/