AULA EM___DE______DE 2014 - LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel - nº 39)
Tema: MIQUEIAS, O DENFESOR DOS POBRES
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PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição tente mostrar para a classe a importância da ajuda aos pobres e necessitados.
- “apelou para as mensagens”, significa que ele citou ou fez referencia a elas no seu escrito.
- “seus contemporâneos”, são aqueles que viverem na mesma época de Miqueias.
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1. UMA MENSAGEM DE PROTESTO
- “visavam sempre a corrigir o povo”, mesmo que a mensagem fosse direcionada ao rei ela sempre visava toda a nação.
- “relutância do povo”, é o mesmo que teimosia ou resistência à Palavra de Deus.
1.1. Peculiaridades do livro
- “remanescentes”, o melhor exemplo de remanescente foi transmitido por Deus a Elias na caverna em 1 Reis 19.18. é a ideia de que há um povo no meio de um povo, ou seja, no meio do povo de Deus existe os infiéis e ainda existem os fieis.
- “citações precisas”, são citações exatas, com dados que mais se aproximam do fato.
- Desde os tempos dos profetas a nação começou a esperar o Messias baseado nas profecias messiânicas.
1.2. Divisão do livro
- “em três partes”, essas divisões são para tornar o estudo mais facilitado.
1.3. Significado do nome das cidades
- “como uma forma de descrever”, para os judeus o nome deve estar de acordo a vida e as características individuais.
1.4. Denúncias relacionadas aos pecados sociais
- “abusos sociais”, as denúncias eram contra a ganância dos ricos e a complacência das autoridades isso gerava a desigualdade social.
1.4.1. A exploração e os subornos
- “balanças enganadoras”, é mais uma metáfora para dizer que os ricos enganavam os pobres nas negociações, nas vendas e acordos. E se os pobres recorressem às autoridades, elas beneficiavam os ricos. Os pobres não mais ninguém a quem recorrer, por isso o Senhor faz a intervenção.
1.4.2. A maldade na família e na sociedade
- “conterrâneos”, eram os que nasceram na mesma terra.
- “era como um espinheiro”, metáfora para dizer que todos eram ruins, e que o menos ruim era terrível.
- O profeta denuncia um quadro de destruição da família. Assim como está ocorrendo em nossa sociedade atualmente.
1.4.3.Os pecados religiosos.
- “direitos de herança”, havia uma lei específica para a herança da terra que havia sido dividida por Josué. Deus costumava ser intolerante com aqueles que se apoderavam da terra do pobre. Deus aturou Acabe até o dia em que ele se apoderou da terra de Nabote.
- “incentivo a falsa profecia”, um dos melhores incentivos para que haja falsa profecia é a importância que os ouvintes dão a elas. Se existem fofoqueiros é porque tem quem ouça as fofocas.
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2. A POLÍTICA DE ISRAEL
- “colocando-o em segundo plano”, Deus já estava em segundo plano na vida de Acaz à muito tempo, mas isso transpareceu quando ele profanou o templo.
2.1. O altar trocado
- “passou a ser chamado de grande altar”, ele trocou a simplicidade do antigo altar pela formosura do novo altar. Dessa forma muitos crentes hoje trocam a simplicidade de pequenas igrejas pela beleza das grandes catedrais.
2.2. O foco do profeta
- “a Lei como referencial”, se refere a Lei de Moisés, ter ela como referencial é basear a mensagem nela.
- “oferecendo cultos”, se refere aos rituais, como os sacrifícios e as festas.
2.3. Os juízos divinos
- “invasão da Assíria”, nessa invasão a Assíria levou o povo cativeiro e deu a terra para outro povo que veio a se tornar nos samaritanos.
- “também seria castigado”, o Reino do Sul foi levado cativeiro por Nabucodonosor.
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3. PRENÚNCIO DO MESSIAS
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3.1. A primeira vinda do Messias
- “nascimento em Belém”, na primeira vinda Jesus veio em carne pelo nascimento físico.
3.2. A segundo vinda do Messias
- “engrandecido até os confins da terra”, se refere ao governo do Messias no milênio, ao que parece, essa segunda vinda virá em duas etapas. Na primeira Jesus vem arrebatar a Igreja, e na segunda etapa Ele vem livrar Israel de seus inimigos.
3.3. Mensagem escatológica
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CONCLUSÃO
- “de volta à comunhão com Deus”, devido ao envolvimento com as coisas do mundo, muitas vezes os servos de Deus perdem a comunhão com o Senhor.
- Professor(a), faça o seu resumo e repasse os principais pontos para a classe.
Boa aula!
Marcos André – professor http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2014/08/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_27.html