ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2, Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2014 - LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 40)

Tema: UMA OVELHA, UMA DRACMA, UM FILHO
  
Texto Áureo: Lucas 19.10
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 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição .
"favorável ao Evangelho", é favorável ao Evangelho porque ele é a proposta de salvação da alma humana e essas parábolas propostas falam diretamente de conversão de vidas.
- "pressupostos religiosos", lembrando que o pressuposto é a ideia pré-estabelecida, aquilo que está subentendido. Um pressuposto religioso que Jesus mais combateu é de que a unica nação que Deus ama é Israel e que a salvação é somente para os judeus.
"ortodoxia farisaica", ortodoxia é a correta aplicação da doutrina, aqui se refere ao correto entendimento dos conceitos farisaicos, ou seja, dos fariseus.
"pessoas que eles mais desprezavam", no conceito farisaico os pecadores devem ser afastados da convivência dos santos e isolados, mas na prática do evangelho é o contrário, o pecador deve ser trazido para perto dos servos de Jesus.
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1. A OVELHA PERDIDA
- “similaridades dos textos", se refere ao fato de eles serem muito parecidos, isso se deve por serem evangelhos sinóticos, ou seja, semelhantes.
"pequenas diferenças editoriais", isso ocorreu porque esses evangelhos vieram da mesma fonte, mas foram escritas por pessoas diferentes e destinados a culturas diferentes.

1.1. A proposta da parábola
"zeloso pastor", uma ideia interessante que essa parábola apresenta é o fato de o pastor deixar as noventa e nove no aprisco e partir atras da perdida. Propõe que Deus se preocupe mais com quem está perdido do que os que estão salvos.
“débito financeiro", se refere ao à perda do valor da ovelha caso ela morresse no deserto.
1.2. A incansável busca
- “Sumo pastor", se refere a Jesus nosso Sumo sacerdote.
Nessa parábola a ideia central é a preocupação que o Senhor tem de nós e que os líderes devem ter palas almas.
1.3. A esperança da conversão e a alegoria da salvação
- ...
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2. A DRACMA PERDIDA
- “assinala essa semelhança", professor(a), quero apresentar somente uma diferença entre essas duas parábolas. Enquanto a parábola da ovelha apresenta algo que se perdeu fora, a da dracma apresenta algo que se perdeu dentro. Enquanto um faz alusão à alma que se perdeu no mundo o outro faz alusão à alma que se perde dentro da igreja, isso é, aqueles que estão na igreja e não estão libertos. 

2.1. A mulher
- "dentre as posses do esposo", sempre que se falava dos bens de alguém no Antigo Testamento eram mencionadas as mulheres.
- Lembrando da analogia da alma que se perde dentro da igreja, lembro que a mulher para encontrar a dracma, acende a candeia a arruma a casa.
2.2. A moeda
- "deusa minerva", era deusa romana da sabedoria. Aqui Jesus está usando uma moeda pagã apara trazer um ensinamento espiritual. Jesus sempre derruba paradigmas religiosos.

2.3. A proposta da parábola
- Considerando que a perda da moeda representa a alma que se desvia dentro da igreja e permanece na igreja mesmo estando desviada, assim podemos entender que cada ação da mulher no sentido de encontrar a moeda pode ser um elemento de ensino. Veja:
"acendeu a candeia", representa a busca pelo Espírito Santo.
"varreu a casa", representa a busca pelo conserto no meio da igreja, afastamento do pecado.

2.4. Está acesa a candeia do Evangelho
"várias formas que Deus utiliza", se refere ao fato de a mulher ter tomado algumas atitudes para encontrar a moeda.
"o Eterno varreu as condenações", existe aqui uma outra comparação mais genérica que se refere à obra feita por Jesus.

3. O FILHO PRÓDIGO
"é a mais longa deste Evangelho", isso porque ela tem uma característica especial, se a parábola da ovelha falou de alguém que se perdeu no mundo e a da dracma falou de alguém que se perdeu dentro da casa, a do filho pródigo fala dos dois tipo. Ela conta de dois jovens, um se foi para o mundo e o outro permaneceu dentro da casa, mas não aprendeu nada sobre o amor e o perdão.
- "um fato verídico", algo que teria acontecido na realidade, mas não há como comprovar essa tese.

3.1. A proposta da parábola
"em busca de independência", note que esse é um penamento modernista sendo analisado naquela época.
"partiu para uma terra distante", para ficar longe das vistas do pai e assim sua consciência não o condenaria por seus maus atos.
"viver dissolutamente", é o mesmo que viver depravadamente, sem regras.
- As atitudes desse filho mais novo pode se comparar integralmente às atitudes de alguns jovens imaturos, que de vez em quando resolvem dar uma voltinha no mundo.

3.2. O filho mais novo
"só seria factível", só poderia se tornar em fato, só poderia ocorrer.
"não se tratava de um direito legal", um direito amparado pela lei.
"um terço da propriedade", dividiu-se a propriedade em três, para que o mais velho pudesse receber o dobro do mais novo, ficaria uma parte com o mais nove e duas pro mais velho.

3.3. A graça, o amor e o perdão
"Jesus reafirma o amor de Deus", para o judeu era difícil compreender um Deus amoroso a esse ponto, porque eles valorizavam mais as histórias em que Deus punia os inimigos de Israel. Jesus estava enfatizando um aspecto da personalidade de Deus que a humanidade nunca havia experimentado antes.
"não como simples lidadores", não como aqueles que simplesmente lidão com Deus, mas como filhos.

3.4. O filho mais velho
"indignação com a atitude do pai", ele viveu a vida toda ao lado do pai e nunca notou essa característica nele. Assim existem muitos nas igrejas que estão a muito tempo no ministério, mas não desenvolvem o amor de Deus.
"questiona a justiça do pai", na verdade ele questiona a misericórdia do pai. Muitos crentes hoje amam em pregar um Deus justo, que pune o transgressor, mas não se alegram com um Deus misericordioso que perdoa o pecador.
"clara referencia aos escribas", note mais uma vez a outra forma de interpretar, se referindo aos fariseus, mas as duas formas podem ser usadas. Ou seja, o filho mais velho poderia ser tanto os religiosos daquela época, como os de hoje.

CONCLUSÃO
"centésima parte", era uma de cem, pois ele tinha cem ovelhas.
"objeto inanimado", que não possui vida em si.
"50% da herança", se referindo aos filhos, pois se ele tinha dois e um foi embora, então agora ele tem metade. 
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2014/10/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_14.html