Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Oriente seus alunos a aplicarem os importantes princípios da oração e suas vidas.
- Mostre-lhes que o cristão, para vencer as tentações precisa viver uma vida de oração.
- Destaque que o cristão que ora é vitorioso.
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: Conhecendo o Valor da Oração.
-Coloque de forma visíveis as seguintes perguntas:
Como e porquê devemos orar? (Ler Mateus 6. 5 -13; Marcos 11. 22 – 25).
Como é a pessoa que costuma orar? (Ler Romanos 12. 10 – 21).
Para que serve a oração e a Palavra de Deus? (Ler Efésios 6. 10 – 20).
- É importante que você trabalhe o assunto da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido e de forma participativa. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva. Finalize a aula com a dinâmica: “100% Deus” e o texto “Ídolos do Coração”.
Inicie a aula estimulando seus alunos à procura e análise de passagens da Bíblia sobre idolatria no Antigo e novo Testamento. - Entregar a cada aluno um quadro contendo as referencias bíblicas sobre ídolos e idolatria. O quadro pode ser baixado ↓AQUI
Entregue-lhes também papéis com pequenos trechos da Bíblia (Ef. 5:5; Cl 3:5; 1 Co 10.14 )
Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:5
Mortificai pois os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria: Colossenses 3:5
Portanto, meus amados, fugi da idolatria: 1 Co 10.14
Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debate sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.
Desejamos que esta aula traga grandes frutos para vida de seus alunos!
Dinâmica: 100% Deus
Objetivo:
Promover reflexão do que seja idolatria na vida do cristão.
Material:
01 cartaz feito de cartolina e figuras de vários personagens, considerados ídolos, das mais diversas áreas, quer esportistas, atletas, cantores, atores etc, que estão em evidência na mídia de um modo geral.
01 coração grande feito de cartolina vermelha.
01 pincel atômico.
01 rolo de fita adesiva.
Procedimento:
- Apresentem o cartaz com figuras de vários personagens, considerados ídolos, que estão em evidência na mídia de um modo geral.
- Falem: Muitas pessoas possuem admiração muito intensa a um ou mais destes personagens, chegando a dizer que eles são seus ídolos e até agem de forma fanática e extravagante. Deixem os alunos falarem sobre isto.
- Então, perguntem: Como podemos conceituar a palavra “ídolo” e “idolatria”? Aguardem as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, enfatizando que um ídolo é qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus.
- Apresentem o coração, representando nosso intelecto, nossas emoções, e escreva a palavra DEUS e falem: Deus deve ocupar o centro de nossas ações e pensamentos.
- Reflitam com os alunos sobre coisas que podem ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas.
- Para finalizar, leiam Ez 14.3 a 5.
Autoria: Sulamita Macedo.
Fonte: Blog Atitude de Aprendiz
Fonte: Blog Atitude de Aprendiz
Texto de Reflexão: Ídolos do Coração
Nos tempos do Antigo Testamento, a idolatria era facilmente reconhecida – como dançara ao redor de bezerros de ouro, curva-se diante dos Baals. Mesmo quando o apóstolo Paulo escreveu aos seguidores de Cristo em Corinto, no primeiro século, a idolatria pagã era praticada abertamente. Ele admoestou-se para que evitassem qualquer associação com a mesma(I Co 10.14).
Se queremos conhecer nossos ídolos, devemos considerar quais são nossos pensamentos predominantes, o que pensamos na maior parte do tempo, pode ser um ídolo. Nosso último pensamento antes de dormir, nosso primeiro pensamento quando acordamos, nossos devaneios durante o dia são gastos nos itens e questões que valorizamos e nos quais confiamos. Qualquer possessão ou pessoa na qual colocamos esperança de trazer-nos realização, qualquer objetivo ou aspiração que se torna mais importante para nós do que Deus – estes são “deuses” que atraem a nossa lealdade e controlam sutilmente as nossas vidas.
Somente Deus pode satisfazer as profundas necessidades do nosso coração e fazer-nos viver de verdade. Portanto, seríamos sábios se considerássemos o conselho amoroso do apóstolo Paulo: “Por isso, meus irmãos, fujam da idolatria”.
Autor: David Roper
Fonte: Nosso Pão Diário
Autor: David Roper
Fonte: Nosso Pão Diário
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