PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre 2015
Tema: Respostas às dúvidas sobre a fé cristã
Comentarista: Rafael Luz
LIÇÃO 10 - EXISTEM ANJOS E DEMÔNIOS?
TEXTO BÍBLICO: (Is 6.1-7)
ENFOQUE BIBLICO
“Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hb 1.14)
Objetivos
Compreender que os anjos são agentes de Deus.
Saber que Satanás e seus demônios são anjos caídos.
Conhecer o que é batalha espiritual.
ANGELOLOGIA
É impossível dizer que não existem os anjos, encontramos em toda a Bíblia, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento evidencias da existência deles. Mas quem são eles? São seres espirituais, inteligentes, que tem emoções e vontade. Não são eternos, foram criados num determinado momento, portanto são criaturas.
A palavra anjo vem de “malak”, uma palavra hebraica cujo termo significa: mensageiro ou enviado. Por volta do III século a.C., o referido termo foi vertido ao idioma grego como “ângelos”, com o mesmo significado da palavra “malak”, a Septuaginta usa a palavra anjo, para designar os mensageiros do céu e também para os humanos.
Foi Jerônimo que ao traduzir as Escrituras para o Latim, usou a palavra núntius, para designar os mensageiros humanos. No Antigo Testamento, há 108 referencias aos anjos e no Novo Testamento, 175 referencias, só no Livro do Apocalipse tem 50 referencias aos anjos.
A NATUREZA DOS ANJOS
Criaturas – como já dissemos são criaturas, portanto eles não aceitam adoração e é proibido adorá-los Ap 19.10; Cl 2.18.
São seres Celestes – etéreo e transfísico, não estão sujeito a barreiras físicas como nós. São dotados de incomparável poder e imaginável agilidade, deslocam de um lado para outro com hiper-velocidade (Dn 9.21).
Imortais – embora em suas naturezas sejam imortais, eles não são Eternos, eles tiveram principio, começaram a existir a partir de uma ordem de Deus. Mas não há morte no mundo angelical, Lc 20. 34-36
Numerosos – não há matemático no Universo que consiga dizer quantos anjos há nos céus. Um dos nomes de Deus é Jeová Sabaot,que significa – “O Senhor dos Exércitos”, a Bíblia fala em Milhares e milhões e milhões de anjos Dn 7.10; Ap 5.11, Jesus disse que se quisesse poderia ter a sua disposição 12 legiões de anjos, Mt 26.53, isto pode significar cerca de 80 mil anjos.
Assexuados – não há propagação no mundo angelical, desde que foram criados mantém o mesmo número, Lc 20.34,35.
Poderosos – os homens imaginários dos cinemas, como, Super-homem, Homem de aço, Hulk e outros, são apenas efeitos de câmaras. Eles simplesmente não existem, o homem que podemos afirmar ter sido grande em força, foi Sansão, mas, nada comparado à força de um ser angélico, Sl 103.20.
Sábios – eles não são Oniscientes, mas a sabedoria deles vai muito além da dos seres humanos. Em Israel era comum usar a expressão: “Como um anjo... para discernir o bem do mal” 2Sm 14.17
A FUNÇÃO DOS ANJOS
Ordinária – louvar a Deus de forma continua, Is 6.3. No céu há um verdadeiro festim de Glória.
Extraordinária - esta função exige dos anjos um zelo por aqueles que hão de herdar a vida eterna, Hb 1.14.
O CARATER DOS ANJOS
Obedientes – não há questionamento ante uma ordem divina, Mt 6.10; 1Pe 3.22.
Reverentes – os exércitos dos céus adoram a Deus, como a mais alta função, Ne 9.6
Santos – foram criados por Deus e são separados para funções específicas.
Mansos – não há neles rancor. Nós os seres humanos combatemos nossos inimigos (carnais), devido ao ódio que há em nós, enquanto que os anjos combatem os inimigos de Deus, através do amor ou movido por uma grande bondade, Jd9
A CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS
Anjo do Senhor – os Teólogos renomados, ou a maioria deles, afirmam que esta expressão encontrada muitas vezes no Antigo Testamento, em virtude de poder, autoridade e caráter, trata-se do próprio Filho de Deus. E há dois motivos pelo menos para estarem certos. Primeiro este anjo, quando apareceu recebeu e aceitou adoração, e pela comutação de pecados, Ex 23. 20-23.
Arcanjo Miguel – é o único que aparece na Bíblia ostentando esta autoridade de chefe. Jd9; 1Ts 4.16 – Miguel é o principal entre os anjos.
Gabriel – seu nome significa “Como o Senhor nunca houve”, ele é uma espécie de porta vós de Deus.
Querubins – parece ser a mais elevada classe de anjos. Eles vindicam a Santidade de Deus. Gn 3.24; Ex 25.22
Serafins – a única vez que é mencionada é em Is 6.2, como tendo um ardoroso amor a Deus.
O MINISTÉRIO DOS ANJOS
Alegram se com as obras de Deus – Lc 15.10; Jó 38.7
Protegem os fiéis – 1Rs 19.5-7; Dn 6.22
Realizam ações físicas – Mt 28.2
Anunciaram o nascimento de Jesus – Lc 1.28-36
Cuidaram da infância de Jesus – Mt 2.13-18
Acompanharam Jesus na hora da tentação – Mt 4.11
Na hora da oração eles estavam lá – Lc 22.43
Na ressurreição de Jesus – Mt 28.1-6
Na ascensão – At 1.11
Eles estarão a postos nas execuções dos juízos divinos
OS ANJOS CAÍDOS
Como já estudamos a lição 4 sobre a queda, então não se faz necessário voltarmos ao assunto, de como tudo aconteceu pra ter um mundo angelical do mal.
A ORIGEM
Um anjo de gloria invulgar de poderes imagináveis, conhecido como o selo da perfeição, torna se o arc-inimigo de Deus, por se rebelar e tornar-se Satanas.
OS TÍTULOS
Satanás – significa adversário, tudo o que ele faz é com intuito de desmanchar, destruir a obra de Deus.
Diabo – significa caluniador, tanto de Deus, quanto dos santos – Gn3.2,4,5; Ap 12.10; Jó 1.9; Zc 3.1,2; Lc 22.31.
Destruidor – procura destruir os homens e a natureza – Ap 9.11
Tentador – até Jesus foi tentado por ele, não há quem escape, mas podemos resistir.
Serpente – a antiga serpente – Ap 12.9
Príncipe deste mundo – esta expressão também pode ser descrita como: “o deus deste mundo” – Jo 12.31; 2Co 4.4
O DESTINO DOS ANJOS CAÍDOS
Conforme estava previsto em Genesis 3.15, Satanás foi vencido na Cruz do Calvário, pelo Cordeiro de Deus. No estabelecimento do Reino de Cristo, o Reino Milenar, Satanás será amarrado pelo período de mil anos Ap 12.9, e finalmente lançado no lago de fogo, Ap 20.10. Não da para precisar quantos anjos caídos tem, mas assim como os que estão nos céus são assexuados eles também são, portanto a terça parte que saiu na rebelião é a mesma quantidade até hoje. Não dá para precisar quantos demônios (seres desprovidos de corpos), existem, porem, Cristo nos deu autoridade sobre eles – Mc 16
OBRAS CONSULTADAS
ANDRADE, Claudionor – apostila, 1988, Curitiba - PR
http://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/item/3948-juvenis.html
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr Jair Rodrigues