AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel - nº 41)
Tema: OS FILHOS DOS TEUS FILHOS
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PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine os alunos a refletirem sobre as suas gerações.
- “primitiva promessa divina”, se refere a promessa feita no Éden, da vinda daquele que pisaria a cabeça da serpente.
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1. TRÊS GERAÇÕES, UMA HISTÓRIA
- “aliança abraâmica”, é o pacto que Deus fez com Abraão com base na promessa de fazer dele uma grande nação.
1.1. Abraão o pai da fé
- “para viajar em condições precárias”, ele somente acreditou no que Deus havia prometido.
1.1.1. Uma promessa aparentemente tardia
- “e vários reveses”, se refere aos problemas que Abraão encontrou ao peregrinar na terra do Egito.
- “e Isaque aos 100 anos”, realmente aparentemente Deus tardou no cumprimento da promessa, mas Deus nunca falha e se Ele deu um filho com aquela idade de Abraão é porque era o tempo certo.
1.1.2. Uma prova de fé
- “fosse oferecido em holocausto”, holocausto é a oferta queimada.
- “predispôs-se a obedecer”, Abraão obedeceu a ordem porque ele acreditava que Deus era poderoso para resuscitar a Isaque Hb 11.18. Por isso ele é chamado de o pai da fé, pois foi o primeiro a desenvolver essa fé de acreditar nas coisas que se esperam.
1.2. Isaque, filho de Abraão e pai de Jacó
1.2.1. Infância, circuncisão, desmame e separação
- “amamentada até...três anos de idade”, entre outros costumes esse é um dos motivos pelo qual os hebreus era um povo que crescia em número, a taxa de mortalidade infantil era baixa.
- “a expulsão de Ismael e Agar”, eles não teriam sido expulsos se Ismael estivesse mamando ainda.
1.2.2. Adolescência, experiência traumática
- “permitiu-se amarrar”, não há registro bíblico de que Isaque tenha questionado, a não ser na tradição registrada por Flavio Josefo que afirma que teria havido um diálogo entre Isaque e seu pai sobre o motivo daquilo.
- “permitiu-se amarrar”, uma tipologia para essa situação seria a de que Isaque representava as famílias da terra, devido a promessa Gn 12.3, e o cordeiro que foi sacrificado no lugar de Isaque representa o Senhor Jesus.
1.2.3. Juventude e idade adulta: orfandade, casamento e filhos
- “Rebeca, de quem se enamorou”, quer dizer que se apaixonou por Rebeca. Interessante que Isaque não adquiriu outra esposa, foi apenas Rebeca e o mais interessante é que ele não passou tribulação com sua esposa.
1.2.4. Fim dos dias
- “benção da primogenitura”, o primogênito era o principal herdeiro e o que detinha o sacerdócio da família, no caso da família de Abraão o primogênito herdava a promessa.
1.3. Jacó, pai da nação israelita
- “Jacó compra de Esaú”, essa vendo do direito da primogenitura não tinha qualquer valor legal, mas deixou bem claro o que Esaú pensava da primogenitura.
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2. A FÉ DOS NOSSOS PAIS E A NOSSA FÉ
2.1. A impotência das memórias
- “não se traduzirem em verdades pessoais”, as verdades pessoais são aquelas que podemos aplicar em nossas vidas pessoais. Aqui está afirmando que se só conhecermos os fatos sobre a vida de alguém e não extrairmos disso nenhuma lição para a nossa vida, então esse conhecimento não serviria para nada.
2.2. Fé na fé do outro pode tornar-nos cínicos
- ...
2.3. Fé na fé do outro pode produzir em nós uma síndrome de onipotência
- “sem precisar assumir as consequências”, muitos crentes na verdade, se comportam dessa forma, acreditam que as consequências de seus atos serão sempre amenizadas ou simplesmente não ocorrerão.
2.4. O dia em que as memórias dos pais transformam-se em verdades em nós
- “tornou-se o Deus de Israel”, até ali Jacó conhecia Deus pelas memórias que Isaque havia lhe contado, mas agora Jacó estava vendo a mão de Deus operando.
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3. NOSSOS FILHO, FILHOS DE DEUS
- “os descendentes de Josué desviaram-se”, e Josué havia declarado que a casa dele serviria ao Senhor Js 24.15, isso mostra filho de crente nem sempre será crente.
3.1. Coerência: o valor da pós-modernidade
- “em nenhum outro momento da história”, quer dizer que vivemos em um tempo que se fala muito, mas se pratica muito pouco. Há pouquíssimos exemplos de vida para se seguir.
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CONCLUSÃO
- “só ouvira falar a respeito”, Jacó não seria o portados da promessa, mas as atitudes de Esaú fizeram com que ele perdesse esse direito e o passasse para Jacó. Esaú não valorizava a promessa.
Boa aula!
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Marcos André – professor