2º Trim. 2015 - Jovens - Lição 8 - Jesus e as minorias I



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JOVENS - JESUS E O SEU TEMPO: Conhecendo o contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus
COMENTARISTAVALMIR MILOMEM
COMENTÁRIOS - PROF.ª SULAMITA MACEDO 
ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN



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LIÇÃO 8 - JESUS E AS MINORIAS


Professoras e professoresobservem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aulaé interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
Cumprimentem os alunos.
Dirijam-se aos alunoschamando-os pelo nomepara tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
Perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente o que eles falam.
Observem se  alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se  alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidademas uma necessidadeAo escutá-losvocês estão criando vínculo com os alunoseles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociaisadicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamadasolicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semanaatravés de telefone ou email ou pelas redessociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridoscuidadosperceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aulapara mencionar os nomes dos alunos aniversariantesparabenizando-osdando-lhes um abraçooferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acimasomando-se a um professor motivadoassociando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunosvocês terão bons resultadosExperimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da liçãoVejam estas sugestões:
Iniciem a aulautilizando a dinâmica “No Lugar do Outro”.
Escrevam no quadro o título da lição “Jesus e as Minorias”.
Perguntemapontado para a palavra “minorias”Quem eram estas minorias?
Aguardem as respostas e depois escrevam no quadro: as mulheresos pobresos excluídosos doentes, as criançasos samaritanos.
Depoistrabalhem os pontos levantados na liçãosempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
 
Dinâmica: No lugar do outro
Objetivo: Refletir sobre a atitude de se colocar no lugar do outroagindo sem discriminação.
Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
Organizem os alunos em círculo.
Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aulaNormalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisaJoãonome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.
Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.
Entãoos alunos deverão realizar as tarefas.
Certamentehaverá um pouco de rejeição ou vergonhamas encorajem os alunos para que realizem as atividades.
DepoisfalemEsta é a finalidade da brincadeiranão desejar aos outros ou fazer algo com os outrosque você não gostaria que fizessem com você.
FalemNa aula de hojevamos estudar sobre atitude de Jesus diante das minoriasque eram discriminadas.
- Para concluirleiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façamda mesma maneira lhes fazei vós também” Lc  6.31
Ideia original desta técnica desconhecida

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
 
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/search/label/Subs%C3%ADdio%20Pedag%C3%B3gico%20Jovens%20-%202015 Acesso em 19 maio 2015.http://www.portalebd.org.br/classes/jovens/item/4173-2%C2%BA-trim-2015-jovens-li%C3%A7%C3%A3o-8-jesus-e-as-minorias-i.html