Dinâmica da Lição 07: Jesus, o Mestre da Justiça (Jovens)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jesus, o mestre da justiça.
- Perguntem:
 O que é justiça?
O que é justiça de acordo com a Palavra de Deus?
Aguardem as respostas. Depois acrescentem mais informações.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Quando vocês falarem sobre o ensinamento de Jesus sobre a prática da justiça, utilizem a dinâmica “Primeiro as primeiras coisas”.

Dinâmica: Primeiro as primeiras coisas

Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na vida do cristão.
Refletir sobre buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça.
Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru
- 04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
- Vamos fazer agora 02 ilustrações.
- Falem: Este vaso representa a totalidade das coisas que temos para fazer. Primeiro vamos colocar os bombons. Eles vão representar as atividades mais importantes, mais prioritárias e também o tempo para realizá-las.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).
Coloquem, com cuidado, o arroz até a borda(não pode sobrar).
- Agora falem: Esta parte de arroz representa as outras ações, além daquelas já apontadas como prioridades.
- Observem que todos os
- Falem: Agora, vamos ver a segunda ilustração, só que o processo será inverso.
Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu? Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?
Houve uma inversão de prioridades!
- Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa os coisas menos importantes e o tempo exagerado, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida do cristão.  Isto também pode acontecer nas nossas atividades pessoais. A primeira ilustração mostra que devemos priorizar ações, isto é, pensar e saber o que temos como prioridade. Estamos fazendo o que Jesus falou?
“Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo
Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/05/dinamica-da-licao-07-jesus-o-mestre-da.html#ixzz3ZrU85Pux