Dinâmica da Lição 6: Jesus, o templo e a Sinagoga (Jovens)


,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Nesta aula, vamos estudar sobre a lição 6: Jesus, o templo e a Sinagoga.
- Trabalhem inicialmente a abrangência do Templo de Herodes, que você pode encontrar facilmente na internet.
- Encerre a lição com a dinâmica “Coração irreverente”.

Dinâmica: Coração irreverente
Objetivo:
Conscientizar os alunos de que precisamos ter reverência na casa de Deus.
Material:
Uma cartolina recortada em forma de coração, fita adesiva, varias palavras digitadas e recortadas (comer, chiclete, celular, conversar, passear, etc).
Procedimento:
Inicie a dinâmica explicando que quando temos um coração irreverente praticamos coisas em um culto a Deus que aparentemente parecem normais, mas que, aos olhos de Deus, algumas vezes entristecemos a Ele com a nossa falta de reverencia no templo do Senhor. Selecione alguns alunos e entregue os papeis digitados e recortados, em seguida peça para que eles, um a um, vá a frente e cole a palavra dentro do coração. Pergunte aos alunos: O que vocês acham de um culto onde o que está escrito no papel torna-se rotina? Ouça as resposta atentamente. Repita o procedimento com os alunos que tem os outros papeis. Ao final traga uma palavra de reflexão a respeito da reverência que devemos ter na casa de Deus.
Palavra de Reflexão
Há uma urgente necessidade de resgatarmos o respeito e reverência no culto prestado ao Senhor. Não podemos nos acostumar com o culto na Casa de Deus (Templos) fazendo disso uma simples rotina. Culto a Deus não se assiste, se presta. No culto devemos trazer (e entregamos) um coração contrito, grato e humilde. No culto também devo permitir que os que ministram a mim possam, com a ajuda do Espírito Santo, me ajudar a conduzir meus sentimentos e entregá-los ao Pai. Sim, porque Deus É SANTO (Sl 111.9-10; Ap 15.4; Is 6.3; 40.25). Se estamos na presença de um Deus Santo, o momento é de respeito (Ec 5.1). A visão da santidade de Deus proporcionou a Isaías uma ideia de sua própria pecaminosidade (Is 6.1-5). Sendo o nosso Senhor Santo a sua casa é santa (Sl 93.5). O Lugar onde Deus está se torna santo (Ex 3.4-5; Js 5.15). Muitos estão agindo como Jacó, ignorando a presença divina onde estão (Gn 28.16,17).

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/05/dinamica-da-licao-6-jesus-o-templo-e.html#ixzz3ZUIxZJAK