Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Doação de Órgãos.
- Façam uma enquete com os alunos, perguntando: Você é a favor da doação de órgãos?
Os alunos devem responder sim ou não, escrevendo num papel que vocês devem disponibilizar.
Recolham os papéis e façam o levantamento dos dados: quantos a favor e contra.
- Apliquem a dinâmica “Doação de Órgãos”.
- Depois, façam as seguintes perguntas para nortear o estudo sobre o tema.
O que é doação de órgãos?
Quem pode doar órgãos?
Você conhece alguém que está precisando de um transplante?
Você conhece alguém que foi transplantado?
Você conhece alguém que já doou órgãos ou sangue?
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Dinâmica: Doação de Órgãos
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre doação de órgãos.
Material:
02 cartolinas
01 pincel atômico preto e outro vermelho
Procedimento:
- Organizem os alunos em 02 grupos. Um de meninos e outro de meninas.
- Falem: O grupo dos meninos vão desenhar uma pessoa do sexo masculino. O grupo das meninas vão desenhar uma pessoa do sexo feminino. Para tanto, forneçam 01 cartolina, 01 pincel atômico preto.
- Depois, falem(apontado para os cartazes): Deus criou o homem e a mulher com o corpo funcionando de forma saudável. Algumas pessoas desenvolvem doenças que precisam fazer um transplante, isto é, receber um órgão, sangue ou medula óssea de alguém para viver melhor ou continuar vivendo.
- Falem: Agora, vocês vão desenhar nestas figuras quais órgãos do ser humano podem ser doados.
Vocês podem orientar os alunos, caso eles tenham dificuldade.
Para isto, eles devem usar 01 pincel atômico vermelho para fazer o desenho do que pode ser usado.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a doação de órgãos.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Blog Atitude de Aprendiz
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/06/dinamica-da-licao-10-doacao-de-orgaos.html#ixzz3c2kH4pbx