Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Usando a minha influência.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre uma jovem judia que se chamava Ester.
- Façam um breve resumo da história de Ester.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, apliquem a dinâmica “O Semáforo”, que proporcionará a contextualização do tema aula com a vida dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Semáforo
Objetivo:
Refletir sobre as influências culturais e questionar de que forma podemos exercer influência nesta sociedade.
Material:
03 círculos de cartolina, nas cores vermelha, amarela e verde.
Procedimento:
- Após falar sobre a influência de Ester no ambiente em que estava, enfatizem que vivemos em sociedade e que podemos ser influenciados e também podemos exercer influência.
- Coloquem no quadro os 03 círculos de forma vertical, isto é, um abaixo do outro, como num semáforo. Cubram cada círculo com uma folha de papel ofício.
- Retirem a folha sobre o círculo vermelho e falem:
O sinal vermelho representa os aspectos da cultura que devemos ter afastamento.
Peçam para que os alunos deem um passo para trás.
- Retirem a folha sobre o círculo amarelo e falem:
O sinal amarelo representa os aspectos da cultura que devemos ter cuidado, cautela, analisando a situação.
Peçam que os alunos permaneçam onde estão.
- Retirem a folha sobre o círculo verde e falem:
O sinal verde representa os aspectos da cultura que podemos participar, sendo influenciados e influenciadores.
Peçam para que os alunos deem um passo para frente e caminhar um pouco pela sala.
- Então, perguntem: Para cada cor, ou melhor, para cada situação quais atitudes podem ser apontadas?
Pode ocorrer divergência de opiniões, mas lembrem-se que as respostas não podem contradizer os valores éticos do reino de Deus.
-Para concluir, enfatizem como a Igreja pode influenciar culturalmente a sociedade.
Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: Questões Difíceis dos Nosso Tempo
Lição 11: Secularização
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam o nome “Secularização” no quadro ou cartolina.
- Falem: Nesta aula, vamos estudar sobre a secularização. Mas, o que vocês entendem por Secularização?
Aguardem as respostas, anote-as no quadro e depois acrescentem outras informações caso necessário.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Vestindo a Camisa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vestindo a Camisa
Objetivo: Refletir sobre o compromisso com os valores do Reino de Deus.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
- Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
- Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso guia. Leiam Mt 8.23. Às vezes, o mar está calmo, mas há momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. Leiam Mt 8. 24. Estas dificuldades podem ser representadas pelas diferenças que enfrentamos com os valores materiais defendidos pelo secularismo.
- Solicitem aos alunos que retirem a extremidade da direita e da esquerda do barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
- Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está conosco e conhecemos e defendemos e valorizamos os valores do reino de Deus.
- Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
- Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?
Certamente as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado.
- Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão? Uma camisa!
A folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!
- Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino.
Ideia original desconhecida de transformar a dobradura do barco em camisa.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/