Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, você inicia o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Crescendo em Sabedoria.
- Procurem, inicialmente, saber o que os alunos sabem sobre a palavra “raquítico”.
Anotem as respostas e depois organize um conceito para este vocábulo.
Vejam como o dicionário informal define:
“fraco, franzino, pouco desenvolvido, diminuído, escasso, limitado, mesquinho, pequeno, atrofiado, doentio, enfermo, enfraquecido, frágil, inválido”.
- Em seguida, falem que nesta lição vamos estudar sobre o crescimento de Jesus, tanto em estatura como em espiritualidade e sabedoria.
- Em seguida, deguste com os seus alunos cada assunto importante da lição, sempre de forma criativa e contextualizada.
- Para concluir, aplique a dinâmica “Raquitismo espiritual”.
Dinâmica: Raquitismo espiritual
Material:
Figuras de crianças com raquitismo (BAIXE AQUI).
01 cópia para cada aluno do Texto: Fugindo do raquitismo espiritual.
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Desenvolvimento:
Chegue cedo e coloque as figuras de crianças com problemas de raquitismo no quadro ou cartolina.
- Para concluir sua aula diga: Nossa aula de hoje reflete sobre o crescimento de Jesus, tanto em estatura como em espiritualidade e sabedoria. E como tem sido e como tem sido o crescimento de sua vida nos mais variados aspectos, especialmente no espiritual?
- Agora leia com seus alunos o texto de reflexão “Fugindo do raquitismo espiritual”.
Texto de Reflexão: Fugindo do raquitismo espiritual
A cada dia podemos ver pessoas fisicamente bem desenvolvidas, e que gozam de perfeita saúde. Algumas além da perfeita saúde têm também o privilegio de ter uma compleição física privilegiada. Em se tratando de corpo físico são perfeitas não precisando nunca de métodos antinaturais ou o uso abusivo de academias para tal. Mas também não é raro conhecermos, vermos o oposto. Pessoas subdesenvolvidas em tudo. Raquíticas no físico no intelecto e até nas emoções. E o que pode levar estas pessoas a serem assim? Fatores hereditários? Não sou médico nem nutricionista; mas sei que a má alimentação é um dos fatores preponderantes para um crescimento saudável. Raquítico, franzino, mirrado, são termos que indicam claramente o pouco desenvolvimento do ser, do individuo. Segundo a medicina, raquitismo humano é doença infantil que atrofia órgãos, causada pela falta de vitamina D, que evita o crescimento saudável, mas defeituoso. O raquitismo espiritual também é uma doença que atrofia o cristão. O cristão que não se alimenta corretamente da vitamina “D” de (DEUS) certamente será um crente raquítico, atrofiado, e defeituoso. Esta doença é mais comum do que se pensa. As Igrejas estão cheias de crentes raquíticos. Pessoas que se acomodaram a uma fé “rala, rasa” e sem raízes. São crentes que não têm novas experiências com Deus, que se acostumaram com o Evangelho. Tanto faz vir à Igreja como não, não faz diferença. Tanto faz orar ou não, não faz diferença. Tanto faz crescer espiritualmente ou não, não faz diferença. Eu te aconselho, fuja do raquitismo espiritual. Esta doença mata o espírito e a alma. O corpo de Cristo (Igreja) deve crescer de forma saudável. Cada membro deve ter esta preocupação: vou crescer na fé, no amor com meu irmão, nas experiências com Deus. Não vou ser pra sempre um bebê em Cristo, vou trabalhar pra meu Senhor; Me alimentarei mais das Sagradas Escrituras. Eu quero, e vou ser um cristão diferente.
- Faça as seguintes perguntas:
O que fazer para crescer na vida social e espiritual?
Seu crescimento tem afetado apenas o físico ou todas as áreas de sua vida?
Você está buscando ardentemente o crescimento espiritual?
Como você tem se defendido das ameaças externas e internas, que podem atrapalhar o seu crescimento espiritual?
Agora pergunte: No aspecto espiritual o que estas fotos podem representar para cada um de nós?
Ouça as respostas atentamente, e em seguida dê uma palavra sobre o assunto fazendo o fechamento de sua aula.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
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