Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição “O amigo dos Pecadores”.
- Para introduzir o estudo da lição, aplique uma das dinâmicas sugeridas logo abaixo: “Libertos por Cristo!” ou “Prisão e Liberdade”.
- Falem que nesta lição, estudaremos a conversão de Zaqueu, um homem que apesar de possuir muitos bens, não encontrado a verdadeira felicidade. Pelo fato de ser chefe dos publicanos. Zaqueu sofria com o preconceito e a rejeição da sociedade. Talvez não possuísse uma amizade verdadeira, até que ouviu falar de Jesus, o amigo dos publicanos. O objetivo do Mestre não era apenas ser amigo de Zaqueu, e sim de libertá-lo de uma vida de pecado. Porque esse é o propósito da vinda de Cristo a terra.
Dinâmica: Libertos por Cristo!
Objetivo:
Compreender que o pecado é como uma prisão, e que todos nós dependemos da graça divina para sermos libertos dela.
Material Didático:
Foto de pessoa em liberdade (livre).
Atividade Didática:
Inicie a dinâmica lendo com a classe: (João 8. 32 e 36) “... e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (Cl. 1. 13) “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”.
Agora diga: Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus comendo do fruto proibido, a Bíblia diz que a natureza, isto é, os desejos, as emoções, e os pensamentos do ser humano ficaram corrompidos, criando no ser humano aquilo que chamamos de natureza pecaminosa.
A partir desse momento o homem começou a ter desejo de pecar, de satisfazer desejos pecaminosos. Isso afetou a própria natureza do homem, natureza esta que fora criada perfeita e semelhante a de Deus.
Um exemplo desta transformação que ocorreu no homem depois do pecado é a corrupção dos instintos que Deus deu ao homem:
1) O instinto de defesa passou a ser um instinto de violência.
2) O instinto de reprodução passou a ser um instinto de prostituição.
3) O instinto de sobrevivência passou a ser o instinto da glutonaria e ganância.
A partir de então o homem passou a ser prisioneiro desta natureza pecaminosa (Mostre a foto de alguém algemado). Mas na cruz, o Senhor Jesus Cristo, foi em tudo o nosso substituto. Ele tomou sobre Si as nossas dores e pecados, morrendo em nosso lugar. Cumprindo nele mesmo a condenação eterna que estava sobre o homem, restaurando de novo o relacionamento entre Deus e o Homem.
- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36).
- Nesse momento, apresente a foto de alguém em liberdade.
- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” (Gl 5.1).
Diga que a liberdade é uma conquista de Cristo para nós, envolvendo uma série de benefícios, gratuitamente ofertados e aceitos pela fé, como:
- liberdade do pecado: Rm 8.2, 1 Jo 2.12
- libertação do juízo e da condenação – Rm 8.1
- libertação do mundo e das trevas (cegueira espiritual) – Jo 8.12, Ef 5.8
- livres de Satanás e do seu poder – Tg 4.7
- livres da provação mundial futura – Ap 3.10.
Liberdade não é “libertinagem” – fazer o que se quer, sem responsabilidade! Também não é rebeldia – pois somos exortados a ser submissos a Deus – 1 Pe 5.6. Não usamos esta liberdade para pecar! – Rm 6.15.
A liberdade é um dos benefícios da habitação do Espírito Santo – 2 Co 3.17
Minha liberdade, em Cristo, não me dá o direito de escolher, por exemplo, entre perdoar e não perdoar – Lc 17.3-4. Ou ainda, deixar de dar frutos – Jo 15. Somos livres para amar. Somos livres para servir. Somos livres para adorar. Para escolher nossa hora de oração, e os trechos da Bíblia para nossa meditação. Podemos escolher a igreja a que nós queremos congregar – mas nossa liberdade não significa que deixaremos de congregar – Hb 10.25. Uma grande vantagem de nossa liberdade em Cristo é que não precisamos mais depender de nossos próprios esforços e atos para salvação! Livres do pecado, pela graça de Deus, estamos desembaraçados para servir nosso Senhor e Salvador!
Por Escriba Digital
Dinâmica: Prisão e Liberdade
Objetivo:
Compreender que o pecado é como uma prisão, e que todos nós dependemos da graça divina para sermos libertos dela.
Material Didático:
• 1 Cartolina preta;
• 1 Tesoura;
• 1 Foto de uma árvore de sicômoro (Figueira brava);
• 1 Régua.
Atividade Didática:
Utilize a cartolina para confeccionar a grade da prisão, corte duas tiras com 3 cm de largura no comprimento da cartolina e reserve. Em seguida, corte tiras com 2 cm de largura e cole-as nas tiras reservadas, formando a grade. Para que as barras da grade fiquem iguais, meça os espaços entre as tiras de cartolina antes de colá-las.
Inicie a aula conversando com os seus alunos, afirme que todo aquele que não recebe o Senhor Jesus em sua vida, está preso no pecado, sendo esta uma prisão invisível que somente pode ser desfeita por intermédio da fé em Jesus Cristo. O pecado é uma prisão que o homem sozinho não consegue se libertar. Somente com Jesus conseguimos ser livres do pecado.
Diga à turma que Jesus deseja libertar a toda a humanidade, não importa a condição social, idade ou raça. Ele nos ama e quer ser amigo de todos.
Escolha um aluno e peça que fique de pé, de frente para a classe, segurando a grade feita com a cartolina. Enfatize que esta é a condição daquele que está preso no pecado, sem condição nenhuma de libertação. Em seguida, rasgue a grade libertando o prisioneiro. Fale que da mesma maneira que você destruiu a grade, libertando o aluno daquela “situação de prisão", Jesus veio para nos libertar, destruindo o nosso pecado e tornando-se o nosso melhor Amigo.
Ideia original: Revista de Pré-Adolescentes CPAD
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
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