Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Fale: A lição de hoje tem como tema Apostasia, Fidelidade e Diligência no Ministério.
- Pergunte: O que leva um cristão a ser um apóstata? Ouça as respostas atentamente e em seguida pergunte: O que precisamos fazer para não cair em apostasia?
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Encerre o estudo desta lição, utilizando a dinâmica “O líder fiel”.
Dinâmica: O líder fiel
Objetivo:
Sensibilizar os líderes para que exerçam sua função com fidelidade diante de Deus.
Material didático:
Figuras de alguém com dinheiro na mão, vendedor, administrador de empresa, pastor.
Pedaços retangulares de cartolina vermelha
Pedaços retangulares de cartolina verde
01 folha de papel madeira
Atividade didática:
- Coloquem no quadro as 04 figuras e façam as seguintes perguntas:
Pessoa com dinheiro: Vocês confiariam de colocar todo o seu dinheiro na mão de alguém infiel na administração do dinheiro alheio?
Vendedor: Vocês fariam suas compras com um vendedor que tem o vício de enganar as pessoas em suas vendas?
Administrador de empresa: Vocês confiariam a administração de uma empresa que você tenha nas mãos de um administrador de empresa infiel e que sempre usou de engano nas empresas que foram administradas por ele?
Pastor: Vocês fariam parte de uma igreja onde o pastor é traidor, indisciplinado e infiel no ministério?
- Observem as respostas e reflitam sobre elas. Certamente as respostas serão negativas, tendo em vista a falta de fidelidade dessas pessoas.
- Agora pergunte: Por que Paulo alertou a Timóteo sobre os apóstatas e o exortou a ser fiel em seu ministério?
Temos em Paulo um modelo de liderança servidora e fiel.
- A liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos lideres, ora liderados. Vivenciamos posturas diferentes de lideres, porém esta lição enfatiza os princípios da liderança servidora.
- Pergunte como deveria ser as formas de liderança, de um modo geral, por aqueles que exercem o papel de liderança e anote as respostas num quadro.
Por exemplo: Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD, dirigente de Círculo de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou coral, professor(a) da EBD, pregador(a), mãe, pai , no trabalho secular, etc.
- Distribuam dois pedaços de cartolina verde e vermelha para cada aluno e solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo(cartolina verde) e um negativo(cartolina vermelha) da liderança que eles exercem; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa folha de papel madeira, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.
- Trabalhem com a turma o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Ideia original: Sulamita Macedo
Adaptada por Escriba Digital
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/07/dinamica-da-licao-05-apostasia.html#ixzz3hVsfoEpT