Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: As Epidemias Globais.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, apliquem a dinâmica “Fazendo a minha parte”.
Dinâmica: Fazendo a minha parte
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso cristão de orar pelos enfermos e cuidar dos doentes.
Material didático:
Perguntas a serem desenvolvidas no debate (veja sugestão)
Folhas de papel A4 ou ofício
Lista de pessoas doentes que precisam de orações e visitas
Atividade didática:
Durante a semana busque no bairro irmãos que se encontram enfermos e faça uma lista e leve para o dia de sua aula. Divida a turma em dois grupos, o primeiro será chamado de grupo de visita aos enfermos e o segundo grupo de oração pelos enfermos. Cada grupo terá dez minutos para discutirem entre si três temas e em seguida terão entre cinco a dez minutos para expor os assuntos que foram discutidos.
Assuntos para discussão:
Grupo de visita aos enfermos:
-Negligência a visita aos enfermos.
-Quem visita um enfermo está demonstrando preocupação com ele.
-Quem visita um enfermo precisa ter fé, mas também sabedoria.
Grupo de oração pelos enfermos
-Quem ora pelos enfermos está obedecendo a um chamado divino.
-Quem ora pelos enfermos sabe a importância da fé a das promessas de Deus na Bíblia.
-A oração pelos enfermos é algo que deve ser feito com seriedade e muito amor.
Após a discussão fale para os alunos que não serviria de nada apenas discutirmos o assunto e não colocarmos em prática. Agora entregue a lista elaborada por você durante a semana para os dois grupos. O primeiro grupo terá como tarefa durante a semana visitar os enfermos da lista enquanto que o segundo grupo terá com responsabilidade orar a semana inteira pelos enfermos da lista.
Na próxima aula eles deverão contar como foi a experiência.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/07/dinamica-da-licao-05-as-epidemias.html#ixzz3hVt0gxqp