Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Vencendo a tentação.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Como está sua resistência?”.
- Em seguida, trabalhem outros pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, perguntem: O que vocês aprenderam sobre a tentação?
Aguardem as respostas.
Tentações, todos nós estamos sujeitos, qualquer que seja o cristão, ninguém está livre de sofrer tentações, a diferença está na resistência, como anda a sua?
Você pode abrir a discussão deste assunto com os novos convertidos utilizando esta simples dinâmica. Muitos novos convertidos reclamam que passam por muitas tentações e que são fracos, mas eles têm resistido? Buscam situações que levam a tentação? Abrem mão de si ou priorizam suas vontades e não em agradar ao Senhor? Destaque o quanto é importante se revestir do “novo homem” e está sempre se “equipando” espiritualmente, quanto mais protegidos com a Palavra, oração e comunhão com Deus, melhor.
Dinâmica: Como está sua resistência?
Material didático:
Uma sacola de papel;
Uma caixa reforçada de papel (tipo caixa de leite ou suco)
Uma jarra cheia d’água
Uma vasilha para evitar encharcar tudo
Atividade didática:
Ponha numa mesa, diante da turma, os materiais de que vai precisar: a sacola de papel, a caixa de papel, a jarra d’água e a vasilha para quando você for encher a sacola, utilizar embaixo para evitar molhar a mesa.
Apresente a eles a sacola de papel, fale de que é feita e sobre seu grau de resistência, faça a mesma coisa com a caixa de leite, diga que tanto a sacola quanto a caixa são do mesmo material, ou seja, papel, mas o grau de revestimento e resistência de cada uma delas é diferente.
Peça um voluntário para segurar a sacola de papel enquanto você pega a jarra com água e enche a sacola d’água, à medida que for enchendo d’água interaja com eles, indagando até que ponto aquela sacola suportará a pressão ... (use a vasilha embaixo da sacola enquanto enche de água, assim, se romper, não molha a mesa e tudo ao redor...)
Após encher um pouco a sacola de papel pergunte até quando ela vai suportar, ressalte que a sacola está toda encharcada e visivelmente fragilizada a ponto de romper de vez a qualquer momento...
Depois, faça o mesmo procedimento com a caixa de leite/suco e compare a reação de ambas em relação à água, são do mesmo material, mas com resistências diferentes! Por quê?! Dê oportunidade para eles falarem.
Agora leia o texto bíblico de reflexão e demais referências relacionadas à tentação e resistência espiritual, peça que eles leiam as referências, explique, aplique e discuta com eles a importância do cristão resistir as tentações e que para isso, é preciso se esforçar para se proteger, para melhor ter forças e com a graça do Senhor, vencer.
Enquanto a caixa aguenta e resiste, a sacola só encharca, absorvendo tudo de imediato sem nenhuma resistência, pergunte: Você é igual a sacola ou a caixa? Você resiste ou cede logo? (não precisam responder, é só pra refletir).
Se você resiste à tentação na primeira vez que surgir, será mais fácil resistir da próxima vez, se você continuar resistindo, vai ficando cada vez mais confiante e mais fácil resistir, e aquele “mostro” que você temia já não causa tanto medo e receio assim... Mas o oposto também acontece, se cedermos da primeira vez à tentação, fica mais difícil resistir da próxima vez que formos cercados por ela, se continuar caindo será fácil cair novamente, pois pode tornar-se um hábito e levar até mesmo a um vício!
Mostre aos alunos que mesmo se esforçando, se alguém cair em tentação e pecar contra Deus, temos um advogado: Jesus! (1 Jo 2:1) E que podemos recorrer a Ele, com confissão, arrependimento sincero e novas atitudes, Deus tem o perdão e o levantar, podemos caminhar firmes com confiança novamente.
Você também pode pesquisar como são feitas as embalagens e adaptar a dinâmica conforme seus objetivos e classe.
Texto bíblico de reflexão:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5:8-9).
Textos bíblicos relacionados para estudo e discussão em grupo:
1 Pedro 5:8,9; 2 Pedro 2:9
1 João 1:9; 2:1,12; 4:4
1 Coríntios 10:13
Hebreus 12:6
Tiago 1:2,3 e 2; 4:7
Daniel 1:8
Lucas 4:5 a 8
Efésios 4:24; 6:10-18
2 Timóteo 2:22
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/07/dinamica-da-licao-05-vencendo-tentacao.html#ixzz3hVxofGrJ