Professoras e professores, observem estas orientações:
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O amigo dos pecadores.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o relacionamento de Jesus com as pessoas desprezadas da sociedade, através do exemplo de Zaqueu.
- Depois, utilizem a dinâmica “Subindo na árvore”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Subindo na árvore
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a transformação na vida de Zaqueu, após o encontro com Jesus.
Material:
01 árvore confeccionada de cartolina
Pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem:
Quantos de vocês já subiram numa árvore?
Qual a razão?
Como é a visão de quem está na árvore?
Aguardem que os alunos relatem suas experiências.
- Perguntem: Vocês já viram uma pessoa adulta que exerce uma função importante subir numa árvore em local público?
Certamente a resposta será negativa.
- Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre um personagem bíblico que subiu numa árvore.
Alguém sabe o nome deste personagem?
O que ele fazia?
Por que ele decidiu subir na árvore?
Aguardem as respostas. Confirmem que Zaqueu era um cobrador de impostos e que subiu numa árvore porque era baixinho e queria ver Jesus.
- Falem: Depois deste encontro, Jesus foi para a casa de Zaqueu e a vida dele foi modificada pelas palavras de Jesus. Este é um exemplo de que Jesus falava e se relacionava com os pecadores, pregando o evangelho que transformava vidas.
- Perguntem: E os amigos(não crentes) de vocês, quem são eles?
Apresentem uma árvore confeccionada de cartolina e peçam para que os alunos escrevam os nomes dos seus colegas na árvore.
- Falem: Como vocês podem influenciar positivamente os amigos de vocês?
Observem as respostas. Depois, falem da importância do cristão influenciar as outras pessoas para o que é bom, apontando Jesus – o salvador - para eles.
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Por Sulamita Macedo.