Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Encarnação do Redentor.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O redentor humilde”.
Dinâmica: O redentor humilde
Objetivo:
Fazer conhecer a origem da palavra humildade.
Mostrar o exemplo de Cristo que como homem viveu uma vida de humildade
Material pedagógico:
Um vasilha (tamanho médio) com um pouco de terra fértil (húmus):
Papel
Lápis ou caneta
Atividade pedagógica:
Entregue aos alunos um pedaço pequeno de papel e peça para que escreva um sentimento egoísta que ele tenha. Exemplo: vanglória, altivez, soberba, egocentrismo, usurpação, individualismo. Diga que este sentimento eles devem escolher com muito cuidado, pois vão fazer uma representação, ou seja, o enterro deste sentimento ruim. Dê 30 segundos para escreverem e logo depois peça que dobrem o próprio papel e enterre dentro do pote (vasilha).
Após enterrarem os papeis fale o porque e colocar estes sentimentos embaixo da terra, diga que estes sentimentos individualistas vão contra o Evangelho de Cristo, Afrontam a humildade.
A terra representa o húmus já que vem do Latim humus, “terra”, derivado por sua vez do Indo-Europeu ghyom-, “terra”. Daí se fez a palavra humilis, “humilde”, literalmente “que fica no chão, que não se ergue”, passando muito bem a mensagem deste significado.
Reflexão: "que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens". (Filipenses 2:6-7).
Jesus Cristo é uma demonstração viva de humildade. Em todo Seu relacionamento com Deus e também com as outras pessoas, Ele provou ser um servo humilde, sem ser pretensioso, sem orgulho, sem egoísmo ou qualquer preconceito.
Em Jesus vemos um homem que Se dava com os miseráveis da Sua época. Ele Se associava com os trabalhadores e pescadores. Ele bebeu do mesmo copo da mulher de raça mista tão desprezada e rejeitada pelas pessoas religiosas. Jesus mostrou Seu espírito humilde quando, entrando em qualquer cidade, tocou no corpo imundo do leproso e na língua do mudo. Ele Se preocupava com os homens loucos de quem ninguém mais conseguia aproximar-se. Ele aceitava convites para jantar nas casas de pecadores, publicanos, bem como fariseus e hipócritas. Jesus não evitava nenhuma classe de gente. Mulheres de má reputação chegaram a Ele sabendo que encontrariam compreensão, perdão, e também a ordem de arrependerem-se do mal. Jesus ficava à vontade na presença dos altos funcionários que não se consideravam dignos que Ele entrasse nas suas casas e também na presença de cegos e mendigos que moravam no pó à beira de qualquer estrada.
Jesus tirava tempo de sua apertada agenda para falar com todos, respondendo perguntas, tirando duvidas e mostrando o melhor caminho. Ele visitava as casas do povo, os cultos religiosos de outros líderes, assistia casamentos, pescava com amigos, falava com crianças no Seu colo. Ele sempre parava no caminho para atender um chamado de ajuda.
Embora tivesse toda a razão para se exaltar e se glorificar (Ele era Filho de Deus e sabia disso), Jesus sempre insistiu que foi Seu Pai que fez tudo. Em Jesus podemos ver todas as atitudes associadas com uma pessoa pobre de espírito: humildade, submissão, serviço, fé e amor.
Ideia original: EBD Brasil
Adaptada por Escriba Digital
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/08/dinamica-da-licao-07-encarnacao-do.html#ixzz3isRzJykl