Dinâmica da Lição 08: Sociedade e Política (Adolescentes)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Sociedade e Política.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica O cristão e a politica”.

Dinâmica: O cristão e a politica

Objetivo:
Compreender que, como cristãos, precisamos exercer o nosso papel politico, pois a politica faz parte da sociedade em que vivemos.
Material didático:
Uma pequena caixa
Folhas de papel A4 ou oficio recortada em quatro partes
Caneta ou lápis.
Atividade didática:
Inicie a aula promovendo um debate com os alunos sobre os seguintes assuntos:
- O verdadeiro sentido da Palavra política.
- A venda do voto
- A política e politicagem.
- A corrupção na politica.
- A importância do voto.
Após o debate escolha entre os alunos duas pessoas e diga que irá fazer uma eleição politica. Avise que eles passarão por duas análises populares: Na primeira eles responderão as perguntas pré-elaboradas, e na segunda eles passarão por uma votação dos alunos que escolherão o candidato que melhor se sair na resposta das perguntas que lhes serão feitas.
Perguntas que serão feitas a ambos os candidatos:
- Candidato, qual o real motivo da sua candidatura?
- O que você pretende ser como politico?
- O que você pretende fazer para mudar o quadro politico atual?
- Você considera que as eleições no Brasil, da maneira como são promovidas e realizadas, significam de fato uma democracia?
- Você se considera uma pessoa apta a tomar decisões capazes de alterar significativamente a vida alheia?
- Você acha que um candidato cristão deve fazer parte de partidos que defendem o aborto, a legalização das drogas, o casamento civil de pessoas do mesmo sexo e ideologias que ferem os princípios da Palavra de Deus?
- A igreja evangélica deve ter ou indicar candidatos a cargos políticos?
Após a bateria de perguntas aos candidatos diga que chegou o momento dos alunos escolherem o candidato que melhor agradou.
Mostre-lhes a caixa que servirá como urna e os papeis que servirão como cédula de votação. Peça que cada aluno, um a um, vá até a urna e faça a escolha de seu candidato através do voto.  Após a votação realize a apuração dos votos para saber qual foi o candidato escolhido pelos alunos. Ganhará o candidato que for mais votado. Explique que a encenação feita na sala de aula foi uma representação de um ato politico, fazendo-se uma escolha através do voto. Diga que o voto é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas. Através do voto, é possível ao eleitor e ao cidadão escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua possibilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato. Quando fazemos uma má escolha todo o povo sofre. Uma boa consciência politica nos possibilitará uma sociedade mais justa e igualitária e que anseia dias melhores para sua população.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/08/dinamica-da-licao-08-sociedade-e.html#ixzz3j7N3snKn