Dinâmica da Lição 10: A Ascensão Econômica (Jovens)


,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Ascensão Econômica.
– Introduzam a aula refletindo com a classe sobre a palavra Injustiça Social
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Justiça e injustiça Social”.

Dinâmica: Justiça e injustiça Social

Objetivo:
 Refletir sobre o papel da igreja diante das desigualdades sociais.
Materiais didático:
Giz
Bombons
Atividade didática:
– Utilize o giz para fazer um grande circulo onde caibam todos os alunos. Faça também dentro do circulo grande um circulo menor onde só possam caber uns três ou quatro alunos. Convide a todos a entrar no círculo maior, apenas no maior. Diga que o círculo grande neste momento representa a nossa nação, cujas leis afirmam que todo ser humano deve ser respeitado em sua dignidade, igualdade de direitos e oportunidades iguais para todos.
– Agora solicitem para que todos os alunos entrem no círculo menor. Com certeza não caberá! Peça para aqueles que estão dentro que ofereçam oportunidade de acesso para os demais.
Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no circulo maior.
Para os que entraram no círculo menor, distribua um bombom.
– Agora, perguntem para os dois grupos:
Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade onde o que está no papel não é a realidade da vida de todos os brasileiros, pois a grande maioria sofre injustiça social, como por exemplo:
- As mulheres recebem salários menores que os homens,
- Os negros ganham menos que os brancos
- Jovens com baixa escolaridade e desempregados.
- A má distribuição dos recursos produzidos.
- Enquanto uma minoria da população tem acesso a todos os bens que desejam, sejam eles necessários para sua sobrevivência ou não, a outra parte da população mal tem condições para se alimentar decentemente.
- Parte de nossas riquezas está nas mãos de poucas pessoas/famílias/empresas, enquanto parte considerável da população não tem acesso a emprego, educação, saúde, moradia, etc.
- Enquanto uns estão jogando fora a comida que lhe sobra a fome e a miséria assola sem piedade em nosso país. É de se espantar o fato de que em uma sociedade civilizada ainda há pessoas morrendo de fome.

Fale que igreja precisa denunciar o pecado, a injustiça social e a corrupção, mas também precisa organizar atos de justiça à nossa sociedade. A Bíblia nos ensina que não somos salvos por obras, mas isto não quer dizer que a igreja não precisa praticar obras. Outras religiões e movimentos têm organizado diversos trabalhos de ajuda social, e a igreja, que é quem deveria fazer isso, muitas vezes fica fora desses trabalhos. Algumas sugestões: organizar orfanatos, asilos, casas para cuidar de aidéticos, distribuição de cestas básicas, de roupas, assessoria jurídica, médica, tirar mendigos e dependentes químicos da rua, creches, ajudar o governo a criar infraestrutura, plantar árvores, ajudar a melhorar o trânsito etc.
A igreja pode e deve fazer muito. Veja os problemas da sua comunidade, ore por uma solução, e faça algo de prático para transformar a situação.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/08/dinamica-da-licao-10-ascensao-economica.html#ixzz3kRROFwNc