Dinâmica da Lição 6: A promessa de um redentor (Juvenis)



,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 – Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Vejam as sugestões abaixo:
- fale: Na lição de hoje, vamos estudar sobre A promessa de um redentor. Escrevam este nome no quadro
Agora trabalhe o conteúdo da lição. Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
Faça o fechamento da aula com a dinâmica: A Promessa da Salvação

Dinâmica: A Promessa da Salvação

Objetivo:
Enfatizar que Deus cumpre a suas promessas e que a promessa de salvação é para todos e que devemos espalhar as Boas-Novas de salvação.
Material Didático:
Duas folhas de papel 40kg,
caneta hidrográfica,
tesoura,
caixa de presente
folhetos evangelísticos.
Atividade didática:
- Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa define como: “Declaração em que se anuncia a outrem ou a si mesmo uma ação futura ou intenção de dar, cumprir, fazer ou dizer algo; Acordo, oral ou escrito, em que as partes se obrigam a cumprir o estabelecido”. Há outros significados.
- Reflita acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também fale sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.
Agora leia: Números 23.19 “ Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?”
- Agora, afirme: Deus não falha em suas promessas. A promessa da salvação é a mais preciosa na vida do crente. Ela feita para todos. Por isso, o Evangelho deve ser anunciado a toda criatura. Sabemos que nem todos que ouvirem aceitarão Jesus e serão salvos, embora esse seja o desejo de Deus. Mesmo assim, devemos cumprir o que nos ordena a Palavra, o Ide de Jesus.
Escreva em uma folha o versículo: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, Mc 16.15. Coloque-o dentro de uma caixa junto com alguns folhetos evangelísticos. Embrulhe a caixa com papel de presente e deixe-a em um lugar de destaque da classe.
Antes da aula, desenhe a silhueta de uma cruz em cada uma das folhas de papel 40kg e escreva os versículos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, Jo 3.16, e “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”, 1 Jo 4.9. Em seguida, recorte os versículos em pedaços pequenos.
No momento da dinâmica, divida a classe em dois grupos e dê os pedaços para os alunos montarem “o quebra-cabeça”. A equipe que montar primeiro, ganha o prêmio, que é a caixa. Peça para que eles abram o presente, leiam o versículo em voz alta e distribuam os folhetos entre si.
Finalize incentivando os alunos a evangelizarem naquele dia e lembrando-os que a promessa de um salvador é para todos e, por isso, devemos compartilhar as boas novas.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Ideia original: Revista Ensinador Cristão.


Adaptada por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/08/dinamica-da-licao-6-promessa-de-um.html#ixzz3iAq1iDbm