PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
JOVENS – NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS: Conhecendo os desafios do século XXI
COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO
COMENTÁRIOS – PROF.ª SULAMITA MACEDO
ASSEMBLEIA DE DEUS – TEMPLO CENTRAL – NATAL/RN
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
JOVENS – NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS: Conhecendo os desafios do século XXI
COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO
COMENTÁRIOS – PROF.ª SULAMITA MACEDO
ASSEMBLEIA DE DEUS – TEMPLO CENTRAL – NATAL/RN
LIÇÃO 7 – AS CATÁSTROFES AMBIENTAIS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Catástrofes Ambientais
Objetivo: Estudar sobre as causas das catástrofes ambientais.
Material:
Para o grupo 01: Papel ofício, caneta, figuras e reportagens sobre catástrofes ambientais.
Para o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e reportagens sobre catástrofes ambientais.
Procedimento:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre catástrofes ambientais.
O grupo 01 vai organizar jornal falado
O grupo 02 vai elaborar Jornal escrito.
- Forneçam o material, conforme descrição acima.
- Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.
- Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso necessário.
- Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas. No caso do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem as notícias.
- Depois, reflitam sobre as diversas causas destas catástrofes, qual o papel da igreja neste contexto.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2015/08/jovens-novos-tempos-novos-desafios_10.html Acesso em 11 ago. 2015.
http://www.portalebd.org.br/index.php/jovens/15-jovens-licoes/280-jovens-licao-7-as-catastrofes-ambientais