Dinâmica da Lição 01: Para ler Provérbios (Juvenis)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Para ler Provérbios.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo da lição, aplique a dinâmica “Bons conselhos”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.

Dinâmica: Bons conselhos

Os Juvenis vão estudar a respeito do Livro de Provérbios. O objetivo é que eles aprendam preciosos conselhos que vão ajudá-los a viver de maneira mais inteligente.
Objetivo:
Compreender que o Livro de Provérbios nos ajuda aplicar a sabedoria de Deus em nosso dia a dia.
Material didático:
Folhas de papel ofício com as questões e caneta.
Atividade didática:
Divida a turma em três grupos e o quadro em três partes. Dê um minuto para cada grupo pensar em ditados populares da nossa cultura, como, por exemplo, "De grão em grão a galinha enche o papo." Ganha o grupo que conseguir relacionar no quadro o maior número de ditados em 1 minuto. Em seguida, pergunte se esses ditos populares podem nos fazer mais sábios. Explique que os provérbios bíblicos podem, sim, nos tornar mais sábios, pois embora sejam conselhos simples, são importantíssimos e preciosos, são a Palavra de Deus. Depois, distribua para cada grupo uma folha como as seguintes questões: "Quem foi o autor do livro de Provérbios?"; "Os provérbios têm a sua origem nos ditos populares?"; "Existem vários formas literárias no Livro de Provérbios?''. Dê um tempo para que os grupos respondam. Com essas indagações, você estará chamando a atenção dos alunos para o assunto que será estudado no trimestre. Também será uma oportunidade para saber o que eles já sabem sobre o tema. Observe as respostas a baixo:
1. Salomão não foi o único autor dos provérbios, embora ele tenha escrito uma grande parte (cf. 1.1 ;10.1; 25.1). O próprio Salomão declara: "Também estes são provérbios dos sábios" (Pv 24.23).
2. Os provérbios têm a sua origem nos ditos populares. Todavia, os provérbios bíblicos são breves declarações que expressam os conselhos divinos para nós. Podemos afirmar que cada provérbio é uma parábola resumida. O livro todo é a Palavra de Deus. É Deus falando por intermédio das circunstâncias da vida.
3. Existem várias formas literárias dentro do livro, como, por exemplo, parábolas, poemas, antíteses e comparações.

Por Telma Bueno

Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 64

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/09/dinamica-da-licao-01-para-ler.html#ixzz3n3cv3jpa