Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Quem eu sou em Jesus.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo da lição, aplique a dinâmica “Resistindo a pressão do mundo”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.
Os pré-adolescentes estudarão a respeito das várias pressões que o mundo faz sobre nós para que venhamos abandonar a nossa fé e se conformar com o pecado. Vivemos neste mundo, mas não podemos nos acomodar com sua mentalidade, ou seja, com a forma de pensar daqueles que não temem ao Senhor (Rm 12.2).
Objetivo:
Introduzir o trimestre.
Material didático:
Dez garrafas pets, cola, caneta hidrocor, fita adesiva, uma bola pequena. Em cinco garrafas, cole um rótulo e escreva a palavra "PRESSÃO"; e nas cinco garrafas restantes, escreva a palavra "RESISTÊNCIA".
Atividade didática:
Divida a turma em dois grupos: meninos e meninas. Espalhe as garrafas em um canto da sala. Peça que os alunos façam duas filas (meninos e meninas). Cada grupo terá uma chance de jogar a bola em direção às garrafas (como se fosse um boliche). Eles deverão manter certa distância. Caso acertem a garrafa com o rótulo "PRESSÃO", o grupo deverá dizer algo que o mundo, sem Deus, quer nos pressionar a fazer, como, por exemplo, mentir, ser falso, roubar, usar drogas etc. Cada resposta vale um ponto. Caso acertem a garrafa com o rótulo "RESISTÊNCIA", eles devem dizer algo que podemos fazer para resistir às pressões do mundo, como, por exemplo, orar, ler a Bíblia, ir à Igreja, louvar a Deus etc. Cada resposta dada também vale um ponto. Conclua a brincadeira explicando que não podemos jamais no conformar com a maneira de pensar desse mundo. Leia Romanos 12.2
Por Telma Bueno
Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 64
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/09/dinamica-da-licao-01-quem-eu-sou-em.html#ixzz3n3ri0Lpk