Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Organização de Uma Igreja Local.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Qualidades de um obreiro”.
Dinâmica: Qualidades de um obreiro
Paulo escreveu ao pastor Tito a fim de orientá-lo na sua missão de "pôr em ordem as coisas que ainda restam", ou seja, que ficaram sem fazer (Tt 1.5). Ele também tinha como objetivo orientar quanto à escolha e separação de obreiros para que servissem como presbíteros. Paulo faz uma lista com as características que os aspirantes ao presbitério deviam ter. Servir ao Senhor é um privilégio, mas também é uma grande responsabilidade. O trabalho é voluntário, mas requer que o obreiro tenha qualificações.
Objetivo:
Ressaltar as qualificações que os aspirantes ao presbitério devem ter.
Material didático:
Uma caixa com tiras de papel ofício. Em cada tira existe uma qualificação (ver lista abaixo). Quadro.
Atividade didática:
Converse com seus alunos a respeito das responsabilidades de um líder na organização da igreja. Diga que são muitas as responsabilidades: como as questões financeiras, ministeriais, de ensino, evangelização, missões etc. Por isso, é impossível que o líder consiga fazer tudo sozinho. São necessários ajudantes, porém estes auxiliares precisam ter determinadas qualificações. Paulo apresenta a Tito as qualificações primordiais que estes obreiros precisam ter. Passe a caixa de mão em mão, peça que o aluno retire uma tira de papel e leia a qualificação. Em seguida pergunte ao aluno se ele possui tal qualificação. Proceda de forma que um bom número de alunos participe. Depois de todos lerem, peça que um aluno leia Tito 1.6-9 e em seguida relacione as qualificações pessoais e familiares para os presbíteros no quadro para que todos vejam. Discuta com os alunos as qualificações apresentadas e se elas são observadas pelos líderes hoje. Ressalte que estas qualificações não são somente para presbíteros, mas para todos aqueles que desejam servir ao Senhor.
QUALIFICAÇÕES MINISTERIAIS (Tito 1.6-9)
1. Pessoais
Irrepreensível (v. 6); Despenseiro fiel (v. 7); Não arrogante (v. 7); Que tenha domínio sobre a ira (v. 7); Não dado ao vinho (v. 7); Não espancador (v. 7); Não cobiçoso (v. 7); Hospitaleiro (v. 8); Amigo do bem (v. 8); Sensato (v. 8); Justo (v. 8); Santo e moderado (v. 8); Que retém firme a fiel Palavra (v. 9); Capaz de exortar com a Palavra (v. 9);
2. Familiares
Marido de uma só mulher (v. 6);
Filhos crentes (v. 6);
Por Telma Bueno
Fonte: Revista Ensinador cristão
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/09/dinamica-da-licao-11-organizacao-de-uma.html#ixzz3l3tvc9OQ