Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Exortações Gerais.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Inicie a aula utilizando a dinâmica “Estudo de casos nas exortações gerais a Tito”.
Dinâmica: Estudo de casos nas exortações gerais a Tito
Objetivo:
Levar os alunos a incorporar as exortações gerais a Tito
Lição de adulto da EBD
Dicionário de português
Comentários bíblicos
Papel ofício
caneta
Atividade didática:
Esta é uma lição dividida em vários assuntos bem distintos, com aplicações muito variadas. O autor apresentou os assuntos como um estudo dirigido, versículo por versículo. A ideia é aproveitar essa proposta, incentivando os alunos a fazerem esse estudo, trocando ideias com colegas e consultando as dúvidas com o professor.
Para isso, providencie um dicionário da língua portuguesa e comentários bíblicos no livro de Tito que estiver ao seu alcance e coloque à disposição da turma. É importante entender que se o professor não conseguir os comentários bíblicos a atividade pode ser feita apenas com a lição.
Divida a classe em três grupos. Cada grupo ficará responsável por um tópico. Distribua entre eles os comentários bíblicos que você conseguiu.
Faça a leitura de Tito 2.1-8.
Oriente os grupos a relerem o capítulo, versículo por versículo, acompanhando a explicação de cada um deles na revista e no comentário bíblico disponível. Dessa maneira, eles lerão um versículo na Bíblia e a explicação correspondente na revista e no comentário bíblico, e assim sucessivamente até concluir o seu tópico.
Ao concluírem o estudo dirigido, os grupos deverão escolher os pontos que acharam mais interessantes, ou mais relevantes para a igreja, ou que mais tocaram o coração, para compartilhar com a classe.
Combine entre 5 a 8 minutos para a apresentação de cada grupo.
Para ajudá-los a trabalhar de maneira eficiente, sugira a cada grupo:
• um líder capaz de orientar a discussão;
• Que as ideias do grupo sejam anotadas em um papel;
• Cuidado no controle do tempo;
Durante todo o processo de trabalho em grupos, circule entre eles, supervisionando-os, orientando-os, incentivando-os, esclarecendo dúvidas, ajudando os grupos mais fracos e certificando-se da participação de todos no estudo dirigido.
Terminado o tempo, ouça a contribuição dos grupos de maneira alternada, por exemplo, ouça o primeiro grupo, depois o segundo e, por fim, apresentam o terceiro. Quando necessário, comente os pontos destacados pelos grupos, fazendo aplicações.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus aluno
Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/09/dinamica-da-licao-12-exortacoes-gerais.html#ixzz3lqTKWDYM