MOTIVOS DA CARTA
Essa carta, como também as cartas a Timóteo, não é endereçada a comunidade, mas aos seus "pastores", a homens que exercem o ministério na igreja. Sendo assim, talvez tenhamos nesses documentos os primeiros testemunhos de ordenação eclesiástica na Igreja Primitiva
Essa carta, como também as cartas a Timóteo, não é endereçada a comunidade, mas aos seus "pastores", a homens que exercem o ministério na igreja. Sendo assim, talvez tenhamos nesses documentos os primeiros testemunhos de ordenação eclesiástica na Igreja Primitiva
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima
COMENTÁRIOS: Prof. Geovane Paixão
ASSEMBLEIA DE DEUS EM FORMOSO/BA
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima
COMENTÁRIOS: Prof. Geovane Paixão
ASSEMBLEIA DE DEUS EM FORMOSO/BA
Lição 11 - A ORGANIZAÇÃO DE UMA IGREJA LOCAL
INTRODUÇÃO
MOTIVOS DA CARTA
Essa carta, como também as cartas a Timóteo, não é endereçada a comunidade, mas aos seus "pastores", a homens que exercem o ministério na igreja. Sendo assim, talvez tenhamos nesses documentos os primeiros testemunhos de ordenação eclesiástica na Igreja Primitiva. Neles podemos encontrar as normas e regulamentações de como deve ser o comportamento do ministro cristão.
I_ A EPÍSTOLA ENVIADA A TITO
1.O intento da Epístola. Paulo aconselha o jovem pastor como proceder na escolha dos presbíteros, dando orientações sobre que tipo de pessoa escolher para essa função. A conduta de cada um deles em seus lares revelava a idoneidade para o serviço ministerial (1.5-9). Em seguida Paulo enfatiza a importância de como se relacionar com pessoas de variadas faixas etárias na igreja (2.2-7). Exorta a Tito para que ele próprio se tornasse um exemplo para os fiéis. Por fim Paulo incentiva ao evangelista a ajudar as pessoas no sentido do comportamento cristão exemplar.
2. Data em que foi escrita. É possível que Paulo tenha escrito a carta na Macedônia, pois ainda não chegara a Nicópolis (3.12). A carta foi escrita após sua soltura do primeiro encarceramento em Roma (At 28), provavelmente entre 63 e 65 d.C. Foi escrita na mesma época da Primeira Carta a Timóteo.
3. Um viver correto. As igrejas em Creta vinham sendo perturbadas por falsos mestres, os quais por ganância estavam pervertendo casas inteiras (1.11). Isso provavelmente se referia a congregações inteiras porque as igrejas primitivas se reuniam em casas de convertidos. Paulo chama esses indivíduos de abomináveis e desobedientes (1.16) e diz que é preciso que esse pessoal tenha a boca fechada. Exige que sejam tratados com severidade.
1.O intento da Epístola. Paulo aconselha o jovem pastor como proceder na escolha dos presbíteros, dando orientações sobre que tipo de pessoa escolher para essa função. A conduta de cada um deles em seus lares revelava a idoneidade para o serviço ministerial (1.5-9). Em seguida Paulo enfatiza a importância de como se relacionar com pessoas de variadas faixas etárias na igreja (2.2-7). Exorta a Tito para que ele próprio se tornasse um exemplo para os fiéis. Por fim Paulo incentiva ao evangelista a ajudar as pessoas no sentido do comportamento cristão exemplar.
2. Data em que foi escrita. É possível que Paulo tenha escrito a carta na Macedônia, pois ainda não chegara a Nicópolis (3.12). A carta foi escrita após sua soltura do primeiro encarceramento em Roma (At 28), provavelmente entre 63 e 65 d.C. Foi escrita na mesma época da Primeira Carta a Timóteo.
3. Um viver correto. As igrejas em Creta vinham sendo perturbadas por falsos mestres, os quais por ganância estavam pervertendo casas inteiras (1.11). Isso provavelmente se referia a congregações inteiras porque as igrejas primitivas se reuniam em casas de convertidos. Paulo chama esses indivíduos de abomináveis e desobedientes (1.16) e diz que é preciso que esse pessoal tenha a boca fechada. Exige que sejam tratados com severidade.
II. O PASTOR PRECISA PROTEGER O REBANHO DE DEUS
1. Qualificação dos pastores.Paulo cita as qualificações dos bispos/presbíteros em duas cartas I Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9. A linguagem dele deixa bem claro que ele não está dando meras sugestões, e sim requerimentos."Antes de examinar as qualificações em si, vamos entender bem esse ponto. Os requerimentos que encontramos, são qualidades que o Espírito Santo revelou através de Paulo como exigências. Para servir como Pastor, um homem precisa de todas essas qualidades. Ninguém tem direito de apagar nenhum "i" ou "til" do que Deus falou aqui. "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusessem em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem" (Tito 1:5-9).
2. Crentes, porém problemáticos.Todos os sabotadores ou "destruidores de sonhos" tem um senso de estranhamento em relação à igreja e indisposição para assumir responsabilidade. Quando essas pessoas estão na liderança temos problemas. Elas deixarão que suas próprias preocupações egoístas, raiva e frustração empurrem para longe os aspectos mais nobres do povo de Deus. O senso de alienação e falta de compromisso podem vir de duas fontes, e às vezes de ambas.
A primeira está no indivíduo: Ela pode ser simplesmente um aspecto de sua imaturidade emocional, insegurança, baixo auto-estima e ajuste social ineficiente. O "crente problemático" pode estar despreparado para lidar com as exigências psicológicas do trabalho cristão. Essa pessoa talvez simplesmente não compreenda os valores bíblicos na vida do cristão. Ou ainda, pode ser uma situação difícil de vida e não conseguem separar os problemas pessoais e as exigências do serviço cristão. Pessoas que não superam suas próprias emoções negativas.
3. Não dar ouvidos a ensinos falsos. crescente apostasia que tenho visto e experimentado nestes últimos dias que antecedem o retorno do senhor Jesus. já vi uma quantidade suficiente de pastores que são maus mordomos e servos inúteis de Deus. uma advertência e um encorajamento a todos os que se chamam cristãos. deixe-me dizer logo de Inácio que não creio que todas as igrejas sejam corruptas e que os cristãos devam viver enfurnados em suas casas. acredito que devemos nos reunir regularmente com os outros cristãos, participando de um uma igreja fundamentada na bíblia e que reverencie a Deus. O fato é que as igrejas fundamentadas na bíblia e onde hã¡ reverencia ao nome de Deus estão se tornando cada vez mais raras nestes últimos dias. muitos 'pastores' esqueceram-se de Deus e da sã doutrina e levam suas igrejas ã falsas doutrinas e a uma grande contemporização. a bíblia diz claramente que haverá uma grande apostasia nos últimos dias.
1. Qualificação dos pastores.Paulo cita as qualificações dos bispos/presbíteros em duas cartas I Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9. A linguagem dele deixa bem claro que ele não está dando meras sugestões, e sim requerimentos."Antes de examinar as qualificações em si, vamos entender bem esse ponto. Os requerimentos que encontramos, são qualidades que o Espírito Santo revelou através de Paulo como exigências. Para servir como Pastor, um homem precisa de todas essas qualidades. Ninguém tem direito de apagar nenhum "i" ou "til" do que Deus falou aqui. "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusessem em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem" (Tito 1:5-9).
2. Crentes, porém problemáticos.Todos os sabotadores ou "destruidores de sonhos" tem um senso de estranhamento em relação à igreja e indisposição para assumir responsabilidade. Quando essas pessoas estão na liderança temos problemas. Elas deixarão que suas próprias preocupações egoístas, raiva e frustração empurrem para longe os aspectos mais nobres do povo de Deus. O senso de alienação e falta de compromisso podem vir de duas fontes, e às vezes de ambas.
A primeira está no indivíduo: Ela pode ser simplesmente um aspecto de sua imaturidade emocional, insegurança, baixo auto-estima e ajuste social ineficiente. O "crente problemático" pode estar despreparado para lidar com as exigências psicológicas do trabalho cristão. Essa pessoa talvez simplesmente não compreenda os valores bíblicos na vida do cristão. Ou ainda, pode ser uma situação difícil de vida e não conseguem separar os problemas pessoais e as exigências do serviço cristão. Pessoas que não superam suas próprias emoções negativas.
3. Não dar ouvidos a ensinos falsos. crescente apostasia que tenho visto e experimentado nestes últimos dias que antecedem o retorno do senhor Jesus. já vi uma quantidade suficiente de pastores que são maus mordomos e servos inúteis de Deus. uma advertência e um encorajamento a todos os que se chamam cristãos. deixe-me dizer logo de Inácio que não creio que todas as igrejas sejam corruptas e que os cristãos devam viver enfurnados em suas casas. acredito que devemos nos reunir regularmente com os outros cristãos, participando de um uma igreja fundamentada na bíblia e que reverencie a Deus. O fato é que as igrejas fundamentadas na bíblia e onde hã¡ reverencia ao nome de Deus estão se tornando cada vez mais raras nestes últimos dias. muitos 'pastores' esqueceram-se de Deus e da sã doutrina e levam suas igrejas ã falsas doutrinas e a uma grande contemporização. a bíblia diz claramente que haverá uma grande apostasia nos últimos dias.
III. A PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA OS PUROS E PARA OS IMPUROS
1. Tudo é puro para os puros
Ser Puro…
é retirar da vida o que turva nossa visão da compreensão da verdade, desfazendo os conceitos equivocados que temos.
é olhar o próximo como se fôssemos crianças em processo de aprendizado e ele também.
é ver o outro na dimensão do Amor de Deus que não faz acepção de pessoas.
é clamar por Deus e orar com sentimento intenso pois sabemos que só Ele é poderoso e fiel para nos acolher. E se sentimos o aperto no coração, por que não chorar para que Ele venha até nós?
Pureza é ...
querer escutar somente o bem e falar o bem.
fazer o impossível pelo próximo sem reservas.
querer dar mais do que se tem, e até o que não se tem.
querer a cura para o outro.
desejar abençoar e não ser abençoado.
querer freqüentar lugares onde haja somente pureza.
escutar mensagens e músicas que purificam o coração.
se desfazer de tudo que seja supérfluo na vida: atitudes, pensamentos, movimentos e ações.
procurar perceber o que está além do que se vê.
buscar, incessantemente, significado profundo para a existência.
querer SER, mas acima de tudo e unicamente, SER puro.
2. Nada é puro para os impuros
Também, entre os cretenses, eram comuns a mentira, a glutonaria e a preguiça, e, pelo visto, alguns dos cristãos refletiam essas características ruins. Por esse motivo, Tito tinha de repreendê-los com severidade e mostrar-lhes o que se exigia dos cristãos, quer jovens, quer idosos, varões ou mulheres, escravos ou livres. Pessoalmente, tinha de ser exemplo de obras excelentes e mostrar incorruptibilidade no ensino (1.12-3.2).
Há pessoas que se comportam como os cretenses, que eram afamados por sua impureza, ao ponto de Paulo lembrar ao jovem pastor que o poeta Epimênides (século VI, a.C)- a quem ele chama "profeta", já apontara isso com muita dureza (v. 12b: " Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos").
Algo só é PURO quando se conserva de forma GENUÍNA, mantendo sua forma original, que não foi alterado, tocado, adulterado e contaminado; o que é puro se apresenta sem nódoas, sem manchas, limpo; inocente e íntegro.
1. Tudo é puro para os puros
Ser Puro…
é retirar da vida o que turva nossa visão da compreensão da verdade, desfazendo os conceitos equivocados que temos.
é olhar o próximo como se fôssemos crianças em processo de aprendizado e ele também.
é ver o outro na dimensão do Amor de Deus que não faz acepção de pessoas.
é clamar por Deus e orar com sentimento intenso pois sabemos que só Ele é poderoso e fiel para nos acolher. E se sentimos o aperto no coração, por que não chorar para que Ele venha até nós?
Pureza é ...
querer escutar somente o bem e falar o bem.
fazer o impossível pelo próximo sem reservas.
querer dar mais do que se tem, e até o que não se tem.
querer a cura para o outro.
desejar abençoar e não ser abençoado.
querer freqüentar lugares onde haja somente pureza.
escutar mensagens e músicas que purificam o coração.
se desfazer de tudo que seja supérfluo na vida: atitudes, pensamentos, movimentos e ações.
procurar perceber o que está além do que se vê.
buscar, incessantemente, significado profundo para a existência.
querer SER, mas acima de tudo e unicamente, SER puro.
2. Nada é puro para os impuros
Também, entre os cretenses, eram comuns a mentira, a glutonaria e a preguiça, e, pelo visto, alguns dos cristãos refletiam essas características ruins. Por esse motivo, Tito tinha de repreendê-los com severidade e mostrar-lhes o que se exigia dos cristãos, quer jovens, quer idosos, varões ou mulheres, escravos ou livres. Pessoalmente, tinha de ser exemplo de obras excelentes e mostrar incorruptibilidade no ensino (1.12-3.2).
Há pessoas que se comportam como os cretenses, que eram afamados por sua impureza, ao ponto de Paulo lembrar ao jovem pastor que o poeta Epimênides (século VI, a.C)- a quem ele chama "profeta", já apontara isso com muita dureza (v. 12b: " Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos").
Algo só é PURO quando se conserva de forma GENUÍNA, mantendo sua forma original, que não foi alterado, tocado, adulterado e contaminado; o que é puro se apresenta sem nódoas, sem manchas, limpo; inocente e íntegro.
CONCLUSÃO
Um ensinamento importante de Paulo nessa carta é que o cristão cultive o hábito de fazer boas obras, até que isso se torne parte de sua natureza. Sabendo que tal piedade não se afina facilmente com a natureza humana, o apóstolo procura incentivar ainda mais o leitor, lembrando o passado de pecados e a nova condição no presente (3.5-7).
A ênfase nas boas obras está em 1.16; 2.7, 14; 3.1, 8, 14. Mas sem nenhuma dúvida, essa carta não ensina salvação pelas obras, mas sim que o salvo deve praticar boas obras.
Um ensinamento importante de Paulo nessa carta é que o cristão cultive o hábito de fazer boas obras, até que isso se torne parte de sua natureza. Sabendo que tal piedade não se afina facilmente com a natureza humana, o apóstolo procura incentivar ainda mais o leitor, lembrando o passado de pecados e a nova condição no presente (3.5-7).
A ênfase nas boas obras está em 1.16; 2.7, 14; 3.1, 8, 14. Mas sem nenhuma dúvida, essa carta não ensina salvação pelas obras, mas sim que o salvo deve praticar boas obras.
Fonte: http://www.formosogospel.com.br/noticias/ebd/562060/1 Acesso em 08 set. 2015.http://www.portalebd.org.br/index.php/adultos/14-adultos-liccoes/370-licao-11-a-organizacao-de-uma-igreja-local-iv