Lição 13 - A igreja do século XXI I



Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
JOVENS - NOVOS TEMPOS NOVOS DESAFIOS - Conhecendo os desafios do século XXI
COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

LIÇÃO 13 - A IGREJA DO SÉCULO XXI

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Igreja do século 21.
- Utilizem a dinâmica “O Desafio para a Igreja”.
– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Desafio para a Igreja

Objetivo: Refletir sobre os tipos de desafios que a igreja tem enfrentado nos dias atuais, num mundo de constante mudanças.
Material:
Objetos para representar desafios
Papéis com nomes dos tipos de desafios(vejam na lição)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Organizem um caminho com bastantes obstáculos para representar os desafios. Nos obstáculos, coloquem os nomes das mudanças do nosso tempo que a igreja tem enfrentado, tais como: econômicas, políticas, sociais, religiosas, teológicas, culturais e tecnológicas.
- Falem: Estes obstáculos no caminho representam os tipos de desafios que a igreja vem sofrendo nos dias atuais.
- Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravesse todo o caminho e no final leia para a turma qual o tipo de desafio.
Os outros alunos fazem o mesmo procedimento até o último desafio.
- Depois, falem sobre cada tipo de desafio que a igreja tem enfrentado num mundo de constantes mudanças.
Enfatizem a importância do testemunho do cristão como sal da terra e luz do mundo e qual o papel da igreja neste contexto.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2015/09/jovens-novos-tempos-novos-desafios_22.html Acesso em 23 set. 2015.