Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Não caia na conversa do ímpio.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Que árvore eu sou?”.
Dinâmica: Que árvore eu sou?
Objetivo:
Mostrar a necessidade cristã de se ouvir os bons conselhos e andar neles e não se envolver no conselho e nem no caminho dos ímpios.
Material didático:
Quadro de giz ou branco
Giz ou pincel atômico
Uma imagem de uma árvore seca e sem vida
Uma imagem de uma árvore bonita e viçosa
Frases sugeridas logo abaixo digitalizadas (pode ser escrita também no momento da aula com giz ou pincel atômico)
Atividade didática:
- Antes da aula:
Procure em revista ou na internet fotos de uma árvore seca e sem vida e uma árvore bonita e viçosa, recorte ou imprima para usar na sala de aula.
No dia da aula chegue cedo e cole as imagens em um quadro ou papel 40 kg.
- Durante a aula:
Inicie a dinâmica afirmando que uma, das duas árvores em destaque representa cada um de nós individualmente. Então pergunte, qual das duas árvores você gostaria de ser? Em seguida convide seus alunos para a leitura do Salmo 1. Diga que ninguém se torna árvore seca ou viçosa simplesmente pelo fato de dizer que quer ser, este salmo identifica algumas características importantes para que possamos descobrir qual o tipo de árvores estamos sendo e o que podemos fazer para mudar, caso seja necessário. Após a leitura destaque as seguintes frases colando ou escrevendo em um quadro branco ou de giz ou papel 40 kg:
Abaixo da árvore seca e sem vida você irá colar ou escrever as seguintes frases:
CONSELHO DOS ÍMPIOS
CAMINHO DOS PECADORES
RODA DOS ESCARNECEDORES
Abaixo da árvore bonita e viçosa você irá colar ou escrever as seguintes frases:
BONS CONSELHOS
PRAZER NA LEI DO SENHOR
MEDITAR NA LEI DO SENHOR
Informe que para uma árvore entrar em estado de sequidão ou ficar viçosa depende de muita coisa, mas se fôssemos escolher as duas principais seria a irrigação e a terra. Para se determinar como uma arvore irá ser depende de uma boa ou má irrigação e uma boa ou péssima terra. Diga que as frases escritas abaixo de cada árvore representam o porquê delas estarem no estado em que estão. Em seguida forme uma discussão sadia entre os alunos sobre o significado de cada frase.
Encerre a dinâmica levando cada aluno as seguintes reflexões:
· Como tem sido a irrigação da minha vida espiritual?
· Que tipo de amizade tenho escolhido para mim?
· Tenho sido influenciado por elas?
· Em que terreno está plantado a minha vida?
· Tenho tomado atitudes que revelam minha receptividade ao conselho dos ímpios e ao caminho dos pecadores? Quais são elas?
· O que tenho produzido como árvore do Senhor?
· Depois que aprendi esta lição aprendi que sou uma árvore seca ou viçosa?
· Como fazer para melhorar?
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
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