Dinâmica da Lição 05: A fidelidade no casamento (Discipulando 4º Ciclo)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A fidelidade no casamento.


Introduza a aula perguntando se algum aluno pode dar uma definição do termo fidelidade. Ouça as respostas atentamente. Complemente as respostas dos alunos dizendo que o site www.significados.com.br define o termo da seguinte forma: Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.
Diga que Satanás fará de tudo para destruir um lar levando um dos cônjuges a viver uma vida de infidelidade conjugal.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Pergunte se algum aluno ouviu alguma reportagem recente a respeito de adultério e traição e quais foram às consequências disso. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para o encerramento da aula, aplique a dinâmica “Construindo o meu casamento”.

Dinâmica: Construindo o meu casamento

Objetivo:
Refletir sobre a forma como estamos edificando nosso casamento.
Material didático:
Quadro,
Giz
Duas imagens: casa construída sobre pedra e outra de uma casa construída na areia
Atividade didática:
Antes da aula:
Cole as imagens em um local visível
Durante a aula:
Inicie a dinâmica indagando aos alunos: Quem já viu pelo menos de relance um pedreiro construindo uma casa? Agora pergunte: Por que ele se preocupa tanto em fazer um alicerce tão firme? Ouça as respostas atentamente. Parabenize os alunos que responderam corretamente. Escreva no quadro as palavras: Os construtores, a casa, os alicerces, a chuva, as consequências. Leia com os seus alunos a parábola dos construtores (Mateus 7:24-27), em seguida mostre as duas imagens e pergunte para eles; na construção de nosso casamento, o que representa cada uma das palavras escrita no quadro de giz? Extraia deles o máximo que puder sobre o significado de cada uma das cinco coisas que você escreveu no quadro. Em seguida explique que os construtores representa cada um de nós, todo dia martelamos pregos, ajustamos tabuas e construímos as paredes de nosso casamento. Podemos afirmar que O CASAMENTO É UM PROJETO QUE VOCÊ MESMO CONSTRÓI. Nossas atitudes e escolhas de hoje estão construindo o casamento de amanhã. Por isso, precisamos construir com sabedoria! A casa é o lugar onde nos protegemos do frio, do calor, da chuva, do vento, de intrusos. Nossa casa é nosso abrigo, é o lugar onde guardamos nossos bens, onde colocamos as coisas que gostamos, e ela está sendo representada hoje pelo nosso lar, a nossa família, nosso casamento. Os alicerces representam os casamentos: O primeiro representa o cônjuge fiel que está construindo seu casamento sobre Jesus Cristo e Sua Palavra, o segundo represe o cônjuge infiel, que vive uma vida de promiscuidade e prostituição e de infidelidade. A chuva tempestuosa representa as várias oportunidades que os cônjuges terão durante a vida de casados de viver uma vida de infidelidade e traição, representa as tentações que eles sofrerão para trair um ao outro. Esses ventos, essas enchentes, podem chegar na vida do homem ou da mulher casada - e note, ela chega e se arremete contra as duas casas. A casa do homem insensato e a do homem sábio também. Ambos estão sujeitos às serem infiéis no casamento; ambos estão sujeitos a trair o seu cônjuge. As consequências representa o resultado final de onde e como foi feito a construção do nosso casamento, ou seja, se construirmos o nosso casamento sobre a Palavra de Deus nosso lar, nosso família vai permanecer de pé diante de qualquer tempestade que tente derrubar, mas se construirmos nosso casamento fora da palavra de Deus, vivendo uma vida de mentiras e infidelidades, nossa família estará preste a se ruir a qualquer momento. É importante estarmos consciente de que nossas atitudes no casamento terão consequências; se for de fidelidades as consequências serão boas, mas se agirmos com infidelidade as consequências serão terríveis tanto para o nosso casamento quanto para nossa família.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


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