Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionamento com Pessoas difíceis.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para o encerramento da aula, aplique a dinâmica “8 dicas para lidar com pessoas difíceis”.
Dinâmica: 8 dicas para lidar com pessoas difíceis
Objetivo:
Melhorar os relacionamentos com pessoas difíceis
Material didático:
As sugestões descritas logo abaixo
Atividade didática:
Antes da Aula:
Copie as 8 dicas descritas logo abaixo, Imprima e recorte separadamente cada uma.
Durante a Aula:
Ao final da aula distribua as dicas entre os alunos informando que serão apresentadas algumas dicas para ajudar aqueles que desejam melhorar o seu relacionamento com pessoas difíceis. Solicite que cada aluno que recebeu o papel venha a frente, um a um, e leia a dica. Forme uma discussão entre seus alunos sobre cada dica.
1 – Tente não reforçar o mau humor. Se você disse “Bom dia” e não ouviu resposta, simplesmente siga em frente. Não cobre, não questione. “Não precisa perguntar se a pessoa não ouviu ou se não vai responder porque isso não vai melhorar nada”, aconselha.
2 – Outro ponto importante é evitar ficar comentando a indelicadeza alheia. “Fofoca é ruim tanto para quem faz quanto para quem fica sabendo depois”, explica Renata. Quanto mais você lembrar e comentar o ocorrido, mais vai se irritar com ele.
3 – Não critique e não julgue. Se a pessoa não parece bem, é possível que ela esteja de fato com algum problema que ninguém está sabendo. “Claro que algumas pessoas simplesmente nascem de mau humor e não precisam de motivo para azedar o dia dos outros, mas nem todo mundo é assim”, diz Renata.
4 – Dê espaço. Não adianta ficar perguntando o tempo todo por que a pessoa está daquele jeito, se aconteceu alguma coisa etc. O melhor é deixar o colega do mau humor na dele. Deixe que ele procure você se quiser conversar.
5 – Tome cuidado para não se deixar contagiar. Trabalhar com alguém difícil muitas vezes pode ser um veneno para quem não sabe tirar o foco desse problema. Por isso, o ideal é tratar com educação e deixar para lá.
6 – Claro que tudo tem limite. Se o mau humor se transformar em grosseria no ambiente de trabalho, você pode, sim, responder em tom mais ríspido. Se a grosseria for muita, você pode dizer que prefere conversar em outro momento e, principalmente, em um tom mais adequado.
7 – Se for o seu chefe, sim, a situação fica mais delicada, mas a recomendação é a mesma. Se ele for extremamente grosso, tente se controlar no momento e, depois, em outra circunstância, dizer como se sentiu.
8 – Lembre-se de que todo mundo tem um dia ruim. Ou vários. E isso também pode acontecer com essa pessoa que você está lidando. Portanto o melhor é tentar compreender a pessoa.
Fonte: http://www.vagas.com.br
Adaptação da dinâmica: Escriba Digital
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
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