Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos sobre o livro de Gênesis Lição 08: O Início do Governo Humano

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 - Agora, iniciem o estudo da lição:
- Apresentem o título da lição: O Início do Governo Humano.
- Que tal apresentar um visual com as dispensações, para melhor entendimento desse período a ser estudado nesta lição e dos acontecimentos que já se passaram?
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica "A Aliança".

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Importante!!!
Para a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma Mostra Cultural.
Quer saber como fazer?
Leiam o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”, que vocês encontram no marcador “Texto pedagógico” deste blog.


 Dinâmica: A Aliança
Objetivo: Refletir sobre o que pode interferir de forma negativa na nossa vida espiritual, maculando o relacionamento entre a igreja(a noiva) e o noivo(Jesus), isto é, nossa aliança com Deus.
Material:
01 aliança
01 flanela
Polidor de metais.
Procedimento:
- Falem para os alunos o que significa a palavra “aliança”.
De acordo com o dicionário Michaelis, aliança é: 1 Pacto contraído por mútuo acordo, para determinado fim comum. 2 Resultado dessa associação. 3 Pacto de amizade celebrado entre estados ou povos. 4 Fusão ou união de coisas diferentes. 5 Matrimônio. 6 Coligação, confederação, união, liga. 7 Liga de metais. 8 Anel usado como símbolo de noivado ou casamento.
- Acrescentem que a aliança, concerto ou pacto pode ocorrer entre Deus e o homem, do homem com Deus e entre os homens. Falem que numa aliança, há duas partes envolvidas.
- Exemplificando estes tipos de alianças, mencionados no item anterior, leiam:
 II Sm 23.5: “ Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado...”
Gn 28. 20 a 22: “ E Jacó votou um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir; e eu em paz tornar a casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.
 I Sm 18.3: “ E Jonatas e Davi fizeram aliança; porque Jonatas o amava como a sua própria alma.”
- Em seguida, apresentem uma aliança para a turma e solicitem a um aluno para utilizar uma flanela e um pouco de polidor de metais para polir a aliança.
- Depois, peçam para que mostrem a aliança e a flanela.
- Falem: A aliança está brilhando e a flanela está manchada de preto.
- Perguntem: o que aconteceu?
Aguardem as respostas.
- De que forma podemos extrair exemplos disto com a nossa vida cristã?
Somos a noiva do cordeiro, nossa aliança, nosso compromisso é com Ele, não podemos deixar que as impurezas  emperrem a nossa vida espiritual com o noivo, deixando os valores de outro reino invadir nossas mentes.
- Reflitam sobre o que tem dificultado, maculado nosso relacionamento com o noivo.
- O que pode significar o polidor? Leitura da palavra, comunhão, oração etc.
- Para finalizar, leiam:
Ef 5.26 e 27 : “Para santificar, purificando-a  com a lavagem da água pela palavra. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.
Jo.  15.2 e 3 : “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpo, pela palavra que vos tenho falado”.
Por Sulamita Macedo.