Dinâmica da Lição 09: O Que Pode Prejudicar os Relacionamentos (Jovens)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 – Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: O Que Pode Prejudicar os Relacionamentos.
- Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Para a conclusão da lição sugerimos a dinâmica Teia de Relacionamentos”.


Dinâmica: Teia de Relacionamentos

Objetivo:
Mostrar a importância da construção dos relacionamentos saldáveis.
Material didático:
Rolo de cordão ou um Novelo de Lã
Atividade didática:
Forme uma roda com sua turma, todos em pé. O professor não deve participar da roda.
Uma pessoa inicia a brincadeira segurando uma ponta do cordão/novelo de lã. Em seguida ela joga o rolo para alguém de sua escolha e fala “uma qualidade/característica marcante da pessoa”, após isso, fala também o nome de algo que goste muito, para todos ouvirem. A pessoa que recebe faz a mesma coisa: segura a parte recebida do cordão e joga o rolo do cordão para outro aluno, fala uma qualidade da pessoa e fala também o nome de algo que goste muito, essa pessoa também passa o cordão para outra, e assim vai, sucessivamente até todos participarem.
Quando todos tiverem participado, terá formado uma grande teia com o cordão.
Quando todos tiverem recebido o cordão, o professor deve explicar que muitos relacionamentos são destruídos por coisas simples que poderia ser resolvido com diálogo, os bons relacionamentos também podem ser construídos com atitudes modestas, mas de grande valor para edificação de um relacionamento.

Após a explicação o professor pede para que os alunos façam a segunda parte da dinâmica:

O último aluno que recebeu o cordão tem que devolvê-lo pessoa lhe entregou e repetir a palavra ou frase que a pessoa falou identificada como algo que prejudica um relacionamento, em seguida fala também a palavra ou frase que ajuda na construção de um relacionamento saldável. Todos tem que repetir o procedimento, até chegar em quem iniciou a brincadeira. Alguns não vão se lembrar do que foi dito pela que o entregou o novelo ou vão lembrasse vagamente de alguma coisa.
Agora faça uma breve exposição sobre a importância de sermos mais atencioso em nossos relacionamentos. Diga que:
Algumas vezes estamos destruindo nosso relacionamento e nem percebemos por não sermos mais atencioso em nosso relacionamento, por isso tenha mais atenção e veja em que precisa melhorar. Maus hábitos e atitudes podem não parecer tão graves para destruição de um relacionamento, mas com o tempo, eles podem realmente prejudicar e até destruir um relacionamento. Manter bons relacionamentos nem sempre é uma tarefa fácil, no entanto, é fundamental para alcançar sucesso nas diferentes áreas da sua vida social e espiritual, por isso vale a pena mudarmos alguns hábitos e atitudes para construirmos bons relacionamentos. Bom seria se cada uma de nós pensasse em nos doar mais a fim de que possamos construir relacionamentos saldáveis e duradouros. Não espere que as pessoas faça algo por você, faça algo por elas.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Autor: desconhecido


Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


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