Dinâmica da Lição 10: A ambição do discípulo: Não à “segurança” dos bens materiais (Discipulando 4º Ciclo)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A ambição do discípulo: Não à “segurança” dos bens materiais.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Durante a aula veja qual o melhor momento para aplicar as dinâmicas sugeridas.




Parábola do Rico Insensato - Lc 12.16-21;
Onde estamos juntando nosso tesouro - Mateus 6:19-21
Após a leitura dos textos explique aos alunos:
O porquê da parábola: Jesus queria comentar sobre a atitude dos ricos, eles são geralmente cheios de desígnios sobre esta vida, mas em geral não meditam na eternidade até que os seus bens e suas vidas lhes sejam arrancados.
Princípio moral: O melhor investimento do homem é quando este emprega também os seus bens para socorrer o necessitado. Agir de forma humanitária ainda é a melhor opção de vida, pois seu gesto abençoa os homens e agrada a Deus.
Princípio espiritual: Todas as vezes que investimos o nosso tempo e dinheiro no Reino de Deus estamos juntando o nosso tesouro no céu
Discussão em grupo
- Como tem sido o seu investimento para a eternidade?
- Dê alguns exemplos de como podemos ajuntar tesouros no céu?
- Jesus encontrou um jovem que não se preocupava em ajudar a quem precisava, seu interesse era em ajuntar e construir novos celeiros.
- Você usaria seus bens para ajudar um necessitado ou fazer algo no Reino de Deus?

Dinâmica – Tesouros no céu

Objetivo:
Levar a classe a refletir sobre a construção das nossas riquezas espirituais.
Material didático:
Fotos de pessoas ricas e seus bens, e de pessoas pobres e suas necessidades.
Perguntas impressas
Atividade didática:
Prepare fotos e manchetes de revistas, jornais e internet e espalhe pelo local onde acontecerá a sua aula. Convide os participantes a caminharem por entre o material, observando, em silêncio, os ricos e a forma como ganham e usam os seus bens, e os pobres e desprezados. Depois de certo tempo, cada um deverá pegar uma foto ou manchete que expresse um sinal de avareza e egoísmo e que muito lhe chamou a atenção, e ao mesmo tempo cada um deverá pegar também uma foto que expresse miséria, fome e pobreza que lhe chamou a atenção.
Sentados, inicia-se um debate, cada um justificando suas escolhas.
Aplicação prática:
- Em que essa dinâmica me fez pensar?
- O que me fez sentir?
Texto para reflexão
O rico insensato vive constantemente buscando o ouro, conhece bem o metal em que tem fé. Ele anda sem saber para onde vai, caminha tateando como folha seca levada ao sabor dos ventos. Ele não conhece o gemido do pobre, não tem interesse de socorrer o aflito, nem em fazer algo no reino de Deus. Suas mãos estão ocupadas com as pepitas douradas e com o brilho do diamante. Constrói palácios para os herdeiros e esquece-se de ajuntar tesouros no céu.
(Reproduza as perguntas logo abaixo)
Respondendo francamente marcando um X:
- Qual a sua maior preocupação no momento?
(  ) Riqueza (  ) A morte (  ) A saúde (  ) O prazer (  ) A felicidade
(  ) Vida após a morte (  ) Ministério da Palavra (  ) Outra
- De acordo com a sua opção declare o porquê da escolha?


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Ideia original: Débora Ferreira da Costa

Adaptada por Escriba Digital.



Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-10-ambicao-do.html#ixzz3t0Y2bgXs