Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Bíblia Ensina a Honrar os Pais.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Estudo de caso”.
Dinâmica: Estudo de caso
Narra-se uma história, verdadeira ou fictícia, e se extrai frases, atitudes ou algum tipo de lição de vida coletadas dentro do cenário do caso proposto.
Objetivos:
Identificar a forma como estamos tratando os nossos pais, e procurar melhorar, caso seja necessário.
Material didático:
Texto: A lição de Vida da Tigela de Madeira
Perguntas para reflexão
Atividade didática:
Distribua com os seus alunos o Texto: A lição de Vida da Tigela de Madeira. Em seguida leia com todos eles extraindo algumas lições de vida sobre o respeito aos pais. Temos logo abaixo algumas dicas de perguntas, mas você poderá acrescenta-las ou modifica-las dentro daquilo que se fizer necessário.
A lição de Vida da Tigela de Madeira
Seu Eusébio, um vovô, depois da morte de sua esposa, foi morar com o filho, a nora e o netinho, de quatro anos de idade.
Por causa da idade, seu Eusébio já não tinha as mãos firmes e enxergava com dificuldade. Por isso, todos os dias, durante as refeições, acabava derramando comida sobre a mesa e no chão.
A nora ficava muito irritada e nervosa com a bagunça que o sogro fazia e reclamava com o marido.
Um dia, concordando com a esposa, ele falou:
- Precisamos tomar uma providência, com relação ao papai. Não dá mais para aturar a bagunça que ele faz na hora das refeições e aquele barulho de gente comendo com a boca aberta é insuportável.
Foi então, que marido e mulher decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha, onde vovô Eusébio passou a fazer as suas refeições, sozinho, enquanto que o filho, a nora e o netinho comiam sossegados na mesa da sala. E mais, sua comida era colocada numa tigela de madeira, pois ele tinha quebrado dois pratos.
Vovô Eusébio nada dizia, mas sofria e, às vezes, quando o filho e a nora ficavam olhando para ele sentado lá no canto da cozinha, sozinho, lágrimas caíam de seus olhos.
Mesmo assim, seu filho e nora, só chegavam perto dele para dar alguma bronca por ter deixado algum talher cair no chão.
Tudo o que acontecia com vovô Eusébio dentro daquela casa era presenciado pelo seu netinho, que nada falava.
Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o menino carregava um pedaço de madeira. Curioso, ele perguntou:
- O que você está fazendo com esta madeira na mão, filho?
E o menino simplesmente respondeu:
- Ah, papai.... estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem quando eu crescer.
O menino inocentemente disse isso, e voltou a mexer com a madeira.
Mas, o filho e a nora de seu Eusébio, ao ouvirem as palavras do menino, uma criança de apenas 4 anos, ficaram sem ação, e emocionados. Os dois tinham acabado de aprender uma grande lição.
Arrependidos, marido e mulher, sabiam o que precisavam fazer.
Imediatamente levaram vovô Eusébio com carinho pelas mãos, para se juntar à mesa com sua família.
Daquela noite em diante, até o final de seus dias, vovô Eusébio comeu todas as refeições com sua família. E, por alguma razão, nem o filho e nem a nora se importavam mais quando um garfo caía, o leite era derramado, ou a toalha da mesa se sujava.
Autoria desconhecida.
Questões para o estudo em discussão:
Qual a falha daquele filho onde podemos claramente identificara a sua falta de respeito com seu pai?
O que você vê com a frase do filho: “Não dá mais para aturar a bagunça que ele faz na hora das refeições e aquele barulho de gente comendo com a boca aberta é insuportável.”?
Os erros não intencionais daquele pai, devido o seu frágil estado de saúde, nos dá que tipo de lição?
Se aquele rapaz respeitasse o seu pai, ao vê-lo agindo de maneira, que ele chama de insuportável, como aquele filho deveria ter agido?
Que lição àquela criança pôde aprender com aquele casal?
Existem situações na vida em que temos o direito de faltar com respeito aos nossos pais. Justifique.
A forma como falamos com os nossos pais pode indicar ou não falta de respeito? Por que?
A forma de tratarmos os nossos pais também pode indicar ou não falta de respeito? Explique?
O respeito também traz a ideia, não apenas de consideração, mas também de obediência? Como isso acontece?
Como você agiria se estivesse no lugar daquele filho?
Explique que respeitar é escutar, prestar atenção e submeter-se à sua autoridade, é apoiar, não criticar e nutrir um profundo respeito por aqueles a quem Deus conferiu a autoridade sagrada de pai e mãe.
Desafio
Pense no que pode fazer para honrar seus pais. Prepare uma lista das coisas que você pode fazer diariamente para honrá-los. Planeje uma atividade em honra a seus pais. Nesta semana, faça questão de, pessoalmente ou por bilhete, dizer a seus pais que os ama e é grato por eles, apresentando pelo menos uma razão específica para isso. Na aula seguinte conte como foi e como se sentiu.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital
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