AULA EM 15 DE NOVEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 7
(Revista: Editora Betel)
Tema: FOMOS ESCOLHIDOS PARA PRODUZIR BONS FRUTOS
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição procure dar mais ênfase aos tópicos 2.1 a 2.3, pois são explicativos da parábola e os tópicos 3.1 a 3.2, pois são práticos. Gerencie o tempo se o horário estiver apertado passe direto para esses tópicos.
- “reação do ser humano ao após receber a Palavra”, esse é o objetivo máximo da parábola e também apresenta as consequências do tratamento que se dá a essa mensagem.
- “alma mater”, significa dizer que a essência dessa Parábola serve de subsídio para as outras, pois trata de um assunto evangelístico.
- “fez questão de esclarecê-la”, Jesus sempre explicava as parábolas aos seus discípulos, até hoje o Espírito Santo nos faz conhecer a interpretação da Sua Palavra.
__________________________________________
1. A SEMENTE E OS TIPOS DE SOLO
- “refletem respostas diferentes”, ninguém responde da mesma forma a Deus, a parábola do semeador nos adverte que no mundo encontraremos diversos tipos de corações.
- “um tempo em que a Palavra de Deus seria rejeitada”, se refere ao período em que o evangelho passasse a ser ministrado no mundo inteiro.
- “Porque a Palavra é “viva e eficaz””, quer dizer que ela sempre produzirá algo, sempre dará algum resultado, basta que seja lançada.
- “Ao contrário das palavras dos homens”, mas a Palavra de Deus tem autoridade quando ela é enviada com propósito de aconselhar, admoestar espiritualmente ou anunciar a Palavra de Deus. Isso porque algumas pessoas usam a Palavra de Deus para agredir outros na igreja, nesse caso ela se torna palavra de homens.
- “arraigar no coração”, arraigar significa aprofundar, quer dizer que a verdade de Deus deve criar raízes no coração de quem a ouve.
- “O fruto é o que comprova a verdadeira salvação”, o fruto não significa necessariamente conversão de almas, coisas simples como mudança de atitude, pensamento, hábitos, etc. Tudo o que a Palavra produz no sentido da salvação da alma.
1.2. Nem toda semente germinará.
- “nunca tiveram um encontro real com Jesus”, isso ocorre porque essas pessoas se acomodam, se sentem bem na igreja e acreditam que isso é suficiente, não buscam se aprofundar no amor de Deus. Essas pessoas ficam fracas na fé, de vez em quando Satanás arrebata alguns desses.
- “nem todas as sementes irão germinar”, obviamente não pelo semente, nem por quem semeia, mas devido ao solo. Devido ao coração da pessoa que a recebe.
- “verdadeiras e falsas conversões”, uma prova disso foi entre os próprios discípulos, pois havia um no meio deles que andou com Jesus, viu os milagres, mas não era convertido de verdade.
- “podemos identificar até mesmo que tipo de solo somos nós”, por existirem vários tipos de corações, o Senhor permite uma enorme diversidade de igrejas, mas assim mesmo nem todos recebem a Palavra e produzem frutos, por mais que haja diversos tipos de semeadores, ainda assim o solo é ruim.
1.3. Os cuidados com o coração.
- “Ele sabia que...pessoas jamais produziria os frutos”, convém notar que Jesus mesmo sabendo dessas coisas, jamais deixou de anunciar a Palavra para alguém, isso mostra que Deus dás oportunidade a todos de receberem a Sua Palavra e de serem libertos, mas nem todos querem isso.
- “pois o coração humano sempre será o alvo”, o grande desejo do inimigo é impedir que a pessoa permita que o seu coração receba a boa semente, e se já recebeu ele tenta arrancar para não germinar, se essa semente der fruto ele perde.
- “que acreditam num Evangelho falso”, alguns foram enganados, mas outros se permitem ser enganados devido a comodidade que lhes é apresentada._____________________________________________
2. TRÊS CORAÇÕES E TRÊS INIMIGOS
- “a verdade se encontra coberta”, a Palavra de Deus não opera em um coração cheio de dúvidas. A pessoa precisa buscar se libertar dessas dúvidas, como os crentes da cidade de Bereia At 17.11, que conferiam nas Escrituras se o que Paulo estava falando tinha coerência ou não. A dúvida pode surgir para todos, mas podemos sempre buscar a verdade.
2.1. O coração endurecido.
- “torna a terra endurecida”, em local onde tem grama se faz uma trilha por onde as pessoas costumam a passar, é ali onde o solo fica mais duro.
- “mas não penetrou o solo”, no caso de um coração duro, a semente nem sequer entra, é como a pessoa que ouve a Palavra e não absorve nada, nem sequer dá ouvidos.
- “destituídas de percepção espiritual”, ou seja não conseguem assimilar os assuntos concernentes ao campo espiritual. Geralmente são pessoas muito racionais.
- “o maligno vem e arrebata”, significa que o inimigo faz a pessoa esquecer ou desacreditar na palavra.
- “agentes do maligno”, esses agentes podem ser entretenimentos ou situações para tirar a atenção da pessoa e fazer ela se esquecer do foi falado.
2.2. O coração superficial.
- “Ele diz que o sol a queimou”, quando uma planta nasce no meio de pedras, o sol esquenta as pedras e junto com elas a nova planta fazendo com que ela morra.
- “logo recebem com alegria”, ficam animadas, algumas até se disponibilizam a cooperar, mas num primeiro momento é somente emoção.
- “porque não firmaram suas raízes”, aqui está falando que a planta é queimada pelo sol por não ter raízes profundas. O que ocorre é que quando o sol esquenta as folhas da planta, ela resiste pela seiva que está no seu caule, pois suas raízes captam água da terra e deixa a planta sempre forte. Devemos considerar também que a planta sem raiz ou com raízes na superfície pode ser arrancada facilmente.
- “se ofendem e vão embora”, o melhor termo aqui é “se decepcionam”, pois imaginavam outra coisa do evangelho, mas por não se aprofundarem na Palavra acabam descobrindo que o Evangelho não é um mar de rosas como ela pensou.
2.3. O coração abarrotado.
- “desvencilhar do que está à sua volta”, coisas que tomam o tempo e os recursos financeiro e ocupam a pessoa não deixando que a semente prospere.
- “prazeres inocentes em si mesmos”, são coisas que não são pecado como redes sociais, jogos eletrônicos, programas de TV, etc.
- “deixarmos de alimentar”, o que alimenta a chama do Espírito é a nossa vida devocional (oração, jejum, culto, leitura da Palavra) quando praticamos essas coisas nossa alma fica cheia da unção espiritual e conseguimos ficar firmes.
- “a forma como cresceu”, ou seja, cresceu no meio dos espinhos, deveria ter arrancado os espinhos para a planta crescer livre dos empecilhos.
________________________________________
3. O CRISTÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA SALVAÇÃO
- Consolidar a salvação significa confirmar, solidificar no coração, esse tópico trata disso, pois a pessoa quando ouve a Palavra está recebendo a semente, mas não quer dizer que ela estará firme sempre, é necessário consolidar a salvação em seu coração.
- "Essa parábola não se dirige aos que estão de fora. Devemos observar que todas as sementes brotaram", Bom! A parábola foi direcionada a nós, porém, se aplica a todos os quais ouvem a palavra, e mais, não foram todas as "sementes que brotaram" o texto é bem claro em dizer que a primeira semente nem mesmo chegou a brotar, pois foram comidas pelas aves (Satanás vem e tira a palavra que foi semeada) ACRÉSCIMO do irmão André. enviado via comentários.
- "Essa parábola não se dirige aos que estão de fora. Devemos observar que todas as sementes brotaram", Bom! A parábola foi direcionada a nós, porém, se aplica a todos os quais ouvem a palavra, e mais, não foram todas as "sementes que brotaram" o texto é bem claro em dizer que a primeira semente nem mesmo chegou a brotar, pois foram comidas pelas aves (Satanás vem e tira a palavra que foi semeada) ACRÉSCIMO do irmão André. enviado via comentários.
3.1. O Evangelho não é só felicidade.
- “oferecer um Evangelho de satisfações”, é o Evangelho das vitórias, das portas abertas, onde basta pedir com determinação e Deus vai fazer tudo que queremos, como se Ele fosse nosso servo.
- “porque somos realmente felizes”, aqui vale a pena informar aos alunos há uma diferença entre ser feliz e estar feliz. O crente é feliz, mas nem sempre está feliz, pois existem adversidades na vida.
- “sem antes ensinar o caminho da transformação”, para que haja verdadeiramente salvação é necessário essa transformação. Como isso não tem sido ensinado o inimigo tem encontrado facilidades para desanimar a muitos.
3.2. As desculpas.
- “porque estamos oferecendo graça sem lei (Palavra)”, oriento que você comece perguntando aos alunos: o que é graça?, A graça divina é o favor imerecido de Deus, que Ele nos concede sem que mereçamos. Esse favor imerecido é a salvação da alma, dessa forma oferecer salvação pra alma sem fazer a pessoa se sentir em perigo de condenação não surtirá efeito. É necessário pregar a realidade do Evangelho, pois o ser humano se encontra afastado de Deus e se continuar assim sofrerá o dano da segunda morte. Mas Jesus nos livra dessa morte eterna.
- “desculpa esfarrapada para a falta de conversão”, na verdade a pessoa não se converteu e por isso inventa desculpas, os que são verdadeiramente convertidos passam pelos mesmos problemas, mas não abandonam Jesus.
- “Assim, porque és morno”, o crente morno representa aquele crente que não está firme, está indeciso, é um crente mais ou menos.
3.3. A tragédia do Evangelho moderno.
- “outro caminho para que os pecadores pudessem vir a Cristo”, o caminho para Deus é Jesus e o caminho para Cristo é através da pregação de seus servos.
- “caminho da satisfação”, os que pregam esse novo caminho afirmam ser essa a vontade de Deus. Às vozes ouvimos pregações que ensinam a ficar rico, mas não falam nada sobre a necessidade de salvação e o Grande autor dessa salvação, Jesus.
- “Jesus disse que enquanto a Igreja dormia”, interessante, na parábola do joio e do trigo, a Igreja é representada por aquele que semeou a semente. A ordem para semear o Evangelho no mundo foi dada à Igreja.
- “aplicar seu fundamento: a Palavra”, a Bíblia é chamada de fundamento da Graça por tratar do que é essencial para que haja Graça, a condenação. Enquanto as pessoas não entenderem que a Graça de Deus é a libertação da condenação do inferno, ficarão pensando que essa Graça serve para conseguir bens materiais.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “foi esquecido das pregações da Palavra de Deus”, são pregações que só servem para profetizar vitórias e oferecer prosperidade.
- “ensina que precisamos rever nossos conceitos”, rever conceitos é repensar as definições, um deles tratamos aqui nessa lição, é a “Graça”. Um outro conceito que precisa ser revisto é a “libertação”, alguns acreditam que libertação é para a pessoa poder fazer o que quiser, mas pela Bíblia entendemos que libertação se refere a ser livre do domínio do pecado Jo 8.34-36.
- Faça o resumo e passe os pontos mais importantes.http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/11/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_13.html