Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Resistindo a pressão do mundo Lição 08: Quanto vale a minha beleza

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Quanto vale a minha beleza.
 - Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?”.
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?
Objetivo:
Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada para atender a ditadura da beleza.
Material:
01 bola pequena
06 Garrafas descartáveis de 1 litro
01 tubo de cola branca
Nomes digitados: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Colem em cada garrafa uma das palavras: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
- Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche, afastando as cadeiras, mesa etc.
- Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
- Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”.
- Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
- Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos alunos.
- Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas eles devem derrubar as ideias de beleza transmitidas pela mídia.
- Agora, estudem os pontos levantados na lição, deixando claro a importância da beleza interior.
Ideia original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.