As cirurgias são, na sua maioria, de pele e tecido celular subcutâneo onde há uma grande demanda reprimida, ninguém faz mais este tipo de cirurgia pelo SUS. Segundo Dr. Valeriano, paga-se muito pouco por este procedimento. “É mais fácil conseguir uma cirurgia de porte maior nos grandes centros do que as de pequeno porte”, ele ainda ressalta e diz que “O SUS está falido há muito tempo”, finaliza ele.
As cirurgias são: Tumores de pele. Cistos sebáceos Limpomas, Cisto dermoide, Nevus pigmentar(sinais), Cantoplastia(unha encravada), que podem ser feitas em poucos minutos e com retorno imediato a suas atividades.
Dr. Valeriano realiza as cirurgias mensalmente, aos sábados, onde realiza em média 10 procedimentos. O agendamento é feito na Secretaria de Saúde de Nova Olinda e outro responsável, e atende a população em geral.
Os procedimentos cirúrgicos não serão cobrados pelo o paciente. A Prefeitura de Nova Olinda é quem custeia e o médico realiza as cirurgias voluntariamente.
Valeriano é natural de Santana dos Garrotes, e atua como médico na cidade de Campina Grande, onde reside, e em outras regiões como, cariri e região metropolitana de Patos. Ele é casado com a advogada, Karla Pinto, natural de Nova Olinda, onde hoje tem uma forte ligação com a sociedade novolindense.