Adolescentes – Currículo do Ano 2: Jesus Cristo – O melhor modelo Lição 01: A Imagem do Deus invisível

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Imagem do Deus invisível.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Imagem do Deus invisível”.
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Imagem do Deus invisível
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os atributos humanos e divinos de Jesus.
Material:
Foto do aluno com os parentes(pai, mãe, avô, avó) com quem ele se parece mais. Pedir através das redes sociais ou telefone aos alunos para levar no domingo.
Procedimento:
- Montem um painel com as fotos que os alunos levaram.
- Vocês se parecem com seu pai ou com sua mãe? Ou com o avô ou avó?
Deixem os alunos falarem, observem suas respostas, principalmente quando eles disserem que se parecem com um parente mais próximo.
- Perguntem: Além de parecer fisicamente com um parente seu, você tem alguma característica semelhante com ele ou ela?
Aguardem as respostas.
- Escrevam no quadro a palavra JESUS.
- Falem que Jesus tem caraterísticas semelhantes ao do pai dele, pois ele é a imagem do Deus invisível.
- Agora, trabalhem as características humanas e divinas de Jesus.
Por Sulamita Macedo.