Dinâmica da Lição 12: A Bíblia Ensina a Respeitar as Autoridades (Adolescentes)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Bíblia Ensina a Respeitar as Autoridades.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize a dinâmica: A autoridade é...

Dinâmica: A autoridade é...

Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o que é autoridade e o respeito a ela.
Material didático:
04 pedaços de papel ofício(cada pedaço com uma pergunta – ver no procedimento)
01 garrafa
Atividade didática:
- Organizar os alunos em círculo.
- Entregar 04 papéis para 04 alunos, isto é, um papel para cada um dos 4 alunos, contendo 01 das perguntas abaixo:
Quais são as autoridades em casa?
Quais são as autoridades na escola?
Quais são as autoridades na igreja?
Quais são as autoridades na sociedade?
- Entregar 01 garrafa para um dos 4 alunos que estão com as perguntas.
Oriente para que leia a pergunta e gire a garrafa, quando ela parar o gargalo vai apontar para alguém do círculo que deverá responder a pergunta feita pelo colega.
- Em seguida, os outros 03 alunos vão realizar a mesma ação.
As respostas devem ser escritas no quadro ou cartolina, vejam estes exemplos:
Quais são as autoridades em casa: os pais, os avós, os tios
Quais são as autoridades na escola: os professores, os diretores
Quais são as autoridades na igreja: os pastores, professores de EBD
Quais são as autoridades na sociedade: os governantes.
- Quando todas as perguntas forem respondidas, falem estas são as autoridades que vocês têm em diversas locais.
- Perguntem:
O que vocês mudariam nas atitudes destas autoridades e por quê?
Aguardem as respostas. Depois reflitam sobre elas.
- Depois, falem que as autoridades seguem orientações, regras e leis que podem trazer desconforto em algum momento, que as vezes fica difícil respeitá-las. É sobre este assunto que vamos estudar na lição de hoje.
- Falem: Então, vamos começar o estudo da lição.

Ideia original desconhecida do uso da garrafa em dinâmicas.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo - Atitude de Aprendiz

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/12/dinamica-da-licao-12-biblia-ensina.html#ixzz3ujxWMwHs